quarta-feira, 23 de setembro de 2015

MACAU: Alzira Silva, na RAEM para ouvir a comunidade portuguesa


by Ponto Final
Numa passagem-relâmpago por Macau, a cabeça de lista do Partido Socialista pelo círculo eleitoral “Fora da Europa” aponta a língua portuguesa como veículo para “um relacionamento mais profundo com a comunidade chinesa”.  
"A cabeça de lista do Partido Socialista pelo círculo eleitoral “Fora da Europa” chegou ao final do dia de segunda-feira à RAEM para uma visita de dois dias. Em declarações à Rádio Macau, Alzira Silva diz que os encontros que ontem manteve no território “permitiram conhecer uma comunidade diferente”.
Naquela que é a sua estreia na RAEM, a candidata socialista –a actualmente a exercer funções como adjunta da Presidência da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores – assume a necessidade de auscultar uma comunidade que desconhece: “Estou aqui numa perspectiva de aprender, de auscultar, de ouvir mais do que falar nesta fase, como não podia deixar de ser, uma vez que é a minha primeira visita a Macau”.
O primeiro dia cumpriu-se com a passagem pelo Consulado de Portugal e por uma visita à Casa de Portugal e ao Instituto Português do Oriente. O périplo que culminou com um jantar com representantes da comunidade local: “Levo uma impressão de uma actividade bastante intensa da nossa comunidade portuguesa em Macau. Um relacionamento bastante agradável inter-étnico, inter-cultural e também um certo entusiasmo da comunidade chinesa pela língua portuguesa”, afirma a candidata. Alzira Silva entende que a aposta na língua portuguesa é crucial para assegurar o reforço da presença lusófona no território: “Elevar esse entusiasmo pela língua a uma plataforma cultural, a uma plataforma científica, a uma plataforma de comunicação que nos permita manter um relacionamento mais profundo com a comunidade chinesa e também internacionalizando o nosso conhecimento, a nossa língua, a nossa cultura”, remata.
A “forte” comunidade local e o facto de Tiago Pereira, número três da candidatura do Partido Socialista pelo círculo “Fora da Europa”, ser residente em Macau, justificaram a deslocação ao território, explica a candidata.
Para hoje, está prevista uma visita à Santa Casa da Misericórdia, seguida de um almoço na Associação de Aposentados, Reformados e Pensionistas de Macau (APOMAC). Para a tarde, está prevista a passagem pela Escola Portuguesa, antecedida de um encontro com a imprensa no Clube Militar. O jantar será entre militantes do Partido Socialista."

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores