terça-feira, 15 de setembro de 2015

MACAU: Pomar e Amigos em Macau


Nas imagens, Pomar no seu museu, em Lisboa


by Ponto Final
"A Galeria do Tap Seac acolhe a partir de hoje a primeira parte de uma retrospectiva da obra de Júlio Pomar. Á boleia do pintor neo-realista chegam também a Macau obras de Paula Rego, de Graça Morais e de Júlio Resende.
Um total de 71 obras de Júlio Pomar vão estar em exposição na RAEM até meados de Janeiro. “A Jornada de Um Mestre: Júlio Pomar e Amigos” é uma mostra que se vai dividir por dois espaços. A inauguração na Galeria do Tap Seac está agendada para mais logo e na sexta-feira é a vez da Galeria A2 do Albergue da Santa Casa da Misericórdia apresentar ao público do território uma retrospectiva alargada da obra gráfica do pintor português.
A primeira fase da mostra, que pode ser vista a partir de hoje, conta com dez das 12 ilustrações originais de “Emigrantes”, de Ferreira de Castro. As obras levaram “dez anos a reunir”, explicou à agência Lusa a curadora da exposição, Milú Ferreira.
"Desde 1966 poucas vezes foram reunidas. O próprio Júlio Pomar só as viu em 2011. Estiveram dispersas estes anos todos, o próprio artista esteve sem contacto com elas", refere a responsável, acrescentando que esta é a terceira vez que as obras serão exibidas juntas desde 1966 . No ano passado foram expostas no Luxemburgo e este ano em Lisboa.
A organização da mostra está a cargo do Albergue, numa parceria com o Instituto Cultural de Macau (ICM) e a Galeria 57, e conta com o patrocínio da Fundação Macau, sob o lema Uma Exposição, Dois Lugares. “A Jornada de um Mestre: Júlio Pomar e Amigos”, apresenta, na Galeria A2, mais de 40 obras do artista plástico. Em comunicado, a instituição destaca a obra “Bal chez le Duc, da fase erótica, que é exposta ao público pela primeira vez”, e ainda um conjunto “das 8 litografias de todas as ilustrações que o artista realizou para a edição portuguesa da Obra de Lewis Carrol, A Caça ao Snark”.
Júlio Pomar não está, no entanto, sozinho. A mesma exposição integra obras de artistas cujo percurso se cruzou com o do pintor neo-realista. No cabaz de amigos que integram a mostra da obra de Júlio Pomar em Macau figuram nomes como Graça Morais, Paula Rego, Júlio Resende, e ainda André Shan Lima ou Rogério Ribeiro.
Júlio Pomar nasceu em Lisboa, em 1926, e começou a expor em 1942. A primeira retrospectiva do artista foi organizada pela Fundação Calouste Gulbenkian, em 1978, e apresentada depois na Bélgica e no Brasil. Em Abril de 2013, abriu portas em Lisboa o Atelier-Museu Júlio Pomar, inserido no conjunto de equipamentos culturais do município. O espaço foi criado para conservar e divulgar a obra do artista que, aos 89 anos, mantém ainda uma capacidade de produção significativa."

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores