segunda-feira, 7 de setembro de 2015

"Macau com nota muito positiva"


by Ponto Final
"A Fitch, agência norte-americana de notação e rating financeiro, prevê que a economia de Macau recue 16 por cento em 2015 em termos anuais. Não obstante a tendência de contracção despoletada pela queda das receitas geradas pelo sector do jogo, o organismo mantém a classificação AA- (a segunda de menor risco) na sua mais recente avaliação à economia do território, divulgada no sábado.
De acordo com a agência, as receitas do jogo vão cair cerca de 30 por cento este ano e os maus resultados das concessionárias de jogo conduzirão a uma contracção de 16 por cento da economia local. Demasiadamente dependente do resultados do sector do jogo e, de um mesmo modo, fortemente exposta às políticas da China, a economia do território passa actualmente por uma fase de reajustamento.
A Fitch salienta, ainda assim, que todos os casinos de Macau permanecem lucrativos e que o desemprego se mantém baixo, perspectivas que contrariam a ideia de um crise sistémica. O organismo lembra ainda que entre 2016 e 2017 o território vai assistir à abertura de várias novas unidades hoteleiras.
A agência de notação mantém a sua avaliação de AA- à economia de Macau tendo em conta as perspectivas futuras de desenvolvimento do território. Os responsáveis pela Fitch consideram que “a solvência externa é positiva, sem quaisquer encargos de dívidas, enquanto a dimensão actual da reserva financeira excede a do Produto Interno Bruto, sendo suficiente para a cobertura de seis vezes o valor das despesas públicas orçamentadas no ano económico de 2015”, de acordo com uma nota da Autoridade Monetária de Macau.
Assim, a Fitch considera que o Governo de Macau tem “margem suficiente para ajustar e controlar a economia local”, uma liberdade de manobra que em parte justifica a nota atribuída ao desempenho económico da RAEM."

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores