terça-feira, 8 de setembro de 2015

O jogo que ensina a jogar celebrado em Macau




by
 Ponto Final
"É um dos mais populares jogos de tabuleiro de todos os tempos e aos 80 anos não dá sinais de envelhecer. A Hasbro escolheu Macau para celebrar oito décadas de Monopólio. De que forma? Jogando, obviamente.
Vinte mil quinhentos e oitenta dólares norte-americanos. É este montante – o equivalente à totalidade do dinheiro que é possível acumular no âmbito do mais popular jogo de tabuleiro da actualidade – que o vencedor da quarta edição do Campeonato do Mundo de Monopólio vai levar para casa.
O nome do sucessor do norueguês Bjørn Halvard Knappskog, que venceu a última edição da prova, disputada em 2009, é amanhã conhecido no Venetian Macau. No ano em que a versão comercial do Monopólio celebra 80 anos, Macau foi a cidade escolhida para acolher uma competição que reúne 28 participantes oriundos de 27 países e territórios distintos.
Macau faz-se representar no Campeonato do Mundo do popular jogo de tabuleiro por Sin Chi Kuok, a actual campeã do território. Sin, de 30 anos, possui três edições diferentes do jogo, mas só há um ano começou a jogar mais a sério, tendo-se sagrado campeã de Macau no primeiro ano em que disputou o Campeonato do território.
Mais experiente, João Ferreira, de 25 anos, representa Portugal na competição. O actual campeão português de Monopólio não esconde a predilecção pela versão clássica do jogo e elogia as potencialidades matemáticas do popular passatempo. O Monopólio teve origem nos Estados Unidos da América no início do século XX com o objectivo de comprovar as teorias do economista Henry George e a ideia de que uma economia que privilegia a criação de riqueza é melhor do que um cenário económico em que os detentores de monopólios operam com poucos constrangimentos.
Apesar do Monopólio ter sido criado em 1903, a versão comercial do jogo só acabaria por surgir mais de três décadas depois, em 1935, numa iniciativa da empresa Parker Brothers. Os direitos de comercialização do jogo pertencem actualmente à Hasbro, que é também a entidade responsável pela organização do Campeonato do Mundo que decorre até amanhã no Cotai.
A prova arrancou ontem, com a organização de três pré-eliminatórias que apuraram 16 semi-finalistas. O vencedor de cada uma das quatro meias finais irá disputar amanhã o mais apetecido dos desafios da edição de 2015 do Mundial. A final do Campeonato do Mundo tem início às 9h45 da manhã e duas horas depois, antes ainda do meio-dia, já deverá ser conhecido o nome do vencedor da competição.
Do longínquo México chega Mariano Kairiku, um empresário de 32 anos, que confessou ao diário “El Universal” que nunca pensou que “o gosto pelo Monopólio o pudesse trazer à China”. Mesmo que não consiga disputar a final da competição, o representante mexicano diz-se satisfeito com a oportunidade de disputar o Campeonato do Mundo e não poupa elogios ao popular jogo: “O que se aprende ao jogar Monopólio? Aprende-se a poupar, a gerir propriedades e a tomar o pulso ao valor do dinheiro. É mais do que um jogo”, defende Kairiku."

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores