sábado, 17 de julho de 2010

Alô, Sras. Editoras e Avós

Vós que me convidais para tudo, aceitai debruçar-vos, sem compromissos, sobre um original escrito com a razão e o coração - ou dizei-me, sem falsos "Facebooks", que não vos interessa porque os vossos verdadeiros objectivos de Comunicação, nomeadamente, não passam pelas novas gerações... 

in CARTAS DO MEU AVÔ

"11 de Agosto de 2006

Os avós sabem tudo. Sabiam... Quando tu começaste a ouvir-me, eu sabia tudo. E aceitava baboso, aquele espécie de orgulho infantil com que condecoravas os meus saberes. Depois (é normal), depois, com a tua ida para a escolinha, fui eu que comecei a (re)aprender. Primeiro, aquelas cantigas, aquelas amizades de bibe, a inocência perdida a dar-se de novo como quem ensina um caminho; mais tarde, a fraternidade do abecê, com todas as letras irmãs no inesgotável do dicionário. E assim por diante...

Agora já sabes que eu não sei tudo. Mas também sabes que sei coisas diferentes das que tu sabes... Eventualmente, com novos sentidos. O meu comunicar tem  sido, pois, feito de ângulos, ângulos de visão - que pretendem ajudar (-te). Vejamos uma "banalidade": a fome é factor de guerra (um faminto não gosta de mim se eu o não for); outra "banalidade": a cultura é factor de aproximação (os ignorantes dificilmente fazem amizades entre os que o não são); outra "banalidade" ainda, uma evidência: não é fácil casar uma católica da Opus Dei com um muçulmano radical (este século XXI retoma o assunto).

Portanto, minha querida (conversa de avô...): se queres abrir ângulos, estuda, estuda muito e sempre - o que aproxima, o que, sem demagogia, combate desigualdades, o que, sendo fé, não é intolerância cega, o que, sendo política, não é desamor.

Vergílio Ferreira, a falar-me, a dizer-nos (-te), coisas... "Demora-te ainda um pouco, demora-te ainda um pouco. Há tanto ainda para ver, que pensar, que admirar... Mesmo no último instante, abre ainda os olhos - e vê. A vida é tão espantosa. Não terás tempo de o saber. Demora-te um pouco. Há muito ainda que amar."

... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...

Um abraço. Parabéns pela tua licenciatura em Arqueologia!

M.A.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores