quarta-feira, 14 de julho de 2010

Pensar Tomás de Kêmpis - hoje

Leio "Imitação de Cristo" e tento conjugar o verbo acreditar na primeira pessoa do presente do indicativo. Contudo...

"Todos somos fracos, mas a ninguém se tenha por mais fraco do que tu."

Propõe-se o desrespeito pelo Equilíbrio e o esmagamento da personalidade?

"Todos os homens, naturalmente, têm sede de saber. Mas de que aproveita a ciência sem o temor a Deus?"

Quem não acredita não pode ser útil ao seu semelhante?

"Não tenha demasiado desejo de saber, porque dele advém muita distracção e engano."

Apologia da ignorância?

"O verdadeiro sábio é aquele que faz a vontade de Deus e não a sua."

Que pretendeu o Criador ao "fazer-me existir?..."

"Nada perdes em te considerar inferior a todos; mas perderás muito, mesmo muito, mesmo que abras uma só excepção."

Esmagamento psíquico?

"Foge quanto puderes do tumulto dos homens, pois o bulício da vida em sociedade traz embaraços..."

Como? Bicho?...

"Muitas vezes fracassaram gravemente, por muita confiança em si mesmos, os que eram tidos por melhores na opinião do mundo."

Bravo!

"Para que querer ver o que te não é lícito possuir?"

Porque admiro a Obra e, com o espírito crítico que me deram, tudo o que dela o Homem fez.

"Miserável és, onde quer que estejas e em qualquer parte onde vás, se não te convertes a Deus."

Guerra Santa?...

"Castiga agora o teu corpo pela penitência, para que possas ter uma confiança certa."

Sempre em penitência? Só em penitência???

"Quem se lembrará de ti depois de morreres? Quem rezará por ti? Faz agora, caríssimo, o que puderes, pois não sabes quando morrerás e ignoras também o que sucederá depois da morte."

Boa, Tomás de Kêmpis!

"Se começas a ser tíbio começarás a sentir-te mal. Mas, se procurares ter fervor, acharás grande paz e sentirás mais leve o trabalho (...)"

Isso, Tomás! É isso!!!

"Alegrar-te-ás à noite, se gastares com bom fruto o dia."

Depende... Estou a ler-te, Tomás de Kêmpis, no século XXI... Mas compreendo-te: dizem-me que viveste no século XV... Se vivesses agora, gostaria de saber o que pensas de uma certa vida nocturna... Adiante.

"Mais útil é o homem pacífico do que o letrado."

Não estavas a fazer a apologia da ignorância, pois não, caro Tomás?...

"Onde estás, quando não estás contigo?"

Quiseste-me falar de Deus, eu sei. Mas talvez te tenhas esquecido de referir o meu semelhante... E agora o problema é, além do mais, o egoísmo.

"Tem boa consciência e terás alegria perpétua."

Perpétua? Ainda um dia destes, apesar de tudo, as coisas não me correram bem...

"Prepara-te mais para sofrer do que para ser consolado."

Que vida triste, meu Deus!

"Nem tudo o que é alto é santo, nem tudo o que é doce é bom, nem tudo o que é desejo é puro, nem tudo o que o homem ama é amado por Deus."

Então, Senhor, para que me criaste? Queres que viva infeliz?

"Como me atreverei a chegar a Vós, eu que não sinto em mim bem algum que possa dar-me confiança bastante para ir a Vós?"

E se eu, ao longo da vida toda, me confessar regularmente? Para Ti, Criador, o perdão é inacessível? Fizeste-me apenas para sofrer?

"Ai dos ricos, que têm neste mundo as suas consolações, porque, quando os pobres entrarem no reino de Deus, eles ficarão chorando do lado de fora."

Senhor, diz-me sem ironia, de que lado está, em Portugal, por exemplo, o cristão Belmiro? E a ateia Intersindical?

"Os santos dar-se-iam por muito contentes, se os homens soubessem contentar-se e permanecer nos limites da sua franqueza, reprimindo a liberdade dos seus discursos."

Escrito no século XV!

"Se queres ser perfeito, abre a mão de tudo o que tens."

Deus me livre, diria agora que a Crise está aí...

"A natureza queixa-se facilmente do que lhe falta e do que lhe é penoso."

E peca por isso, Deus meu? Se são tantas as virtudes necessárias para Estar, será que nos Fizeste para desejar não Ser?...

"Os dias deste mundo são poucos e maus, cheios de dores e misérias."

Mas, Senhor, não me perguntaste se eu queria Estar... Disseste-o, por acaso, a meus pais? Ou quiseste-me na dor para oferecer o Paraíso, com gente a chorar à volta do meu cadáver, apesar de, eventualmente, rodeado de imagens significando Amor Eterno?

"Ira-te contra ti mesmo e não sofras que a soberba te domine. Mostra-te todo pequeno e humilde que todos possam andar sobre ti, como se anda sobre a lama das ruas."

NÃO! Não me Criaste para isso, Senhor! NÃOOO!

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores