sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Palavras em saldo

2º DIA


Aproveitem. Já há um tempo que não vejo por aí o Umberto Eco e pensei que, trazendo-o hoje ao meu blogue (já a formiga tem catarro...) poderia dar um modesto contributo para o Mercado de Livros, onde não gosto de saber em saldo obras de autores deste quilate... Confessada esta pia intenção, deixo, pois, aqui,  um pequeno saldo de palavras, eventualmente, provocadoras da procura de livros em primeira mão (faço notar que não sou sócio de nenhuma editora).


in "Diário Mínimo":

"Um homem que possua "todas" as virtudes morais e intelectuais em "grau médio", acha-se imediatamente a um nível mínimo de evolução. (...) Em contrapartida, alimentar um grau médio de paixões e ter uma prudência média significa ser um pobre exemplar da humanidade.
... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...   


Mike Bongiorno não se envergonha de ser ignorante e não revela qualquer necessidade de se instruir. Entra em contacto com as mais vertiginosas zonas do conhecimento e delas sai virgem e intacto, confortando as naturais tendências para a apatia e preguiça mental dos outros. Põe grande cuidado em não impressionar o espectador, não só mostrando-se às escuras quanto aos acontecimentos que o rodeiam, como, além disso, manifestando-se decididamente resolvido a não aprender coisa alguma.


Em compensação, Mike Bongiorno demonstra uma admiração sincera e primitiva pelos que sabem. Quanto a estes, o que realça neles é, porém, as qualidades de aplicação manual, a memória, a metodologia mais óbvia e elementar: uma pessoa torna-se culta lendo muitos livros e fixando o que eles dizem. Não o aflora, nem minimamente, a suspeita de qualquer função crítica e criativa da cultura. Tem dela um critério meramente quantitativo. Deste modo (acontecendo que é preciso, para se ser culto, terem-se lido durante muitos anos muitos livros) é natural que o homem não predestinado renuncie a todas as tentativas culturais.


... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...


Mike Bongiorno é desprovido de sentido de humor. Ri por estar contente com a realidade, não por ser capaz de deformar a realidade." 

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores