segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Geografia da Fome e a crise na jangada de pedra

À memória do Prof. Agostinho da Silva













"... vários marinheiros da frota de Colombo, atacados certa vez durante a travessia pelo mal terrível (escorbuto) e condenados irremediavelmente à morte, solicitaram ao comandante que os deixassem numa ilha deserta à vista do navio para que aí morressem tranquilamente, e não fossem deste modo os seus corpos jogados ao mar e devorados pelos peixes. Tendo o comandante acedido ao pedido, foram aí abandonados à sorte e enquanto esperavam a morte foram-se alimentando de folhas, frutos e brotos silvestres encontrados na ilha.

Anos depois, regressando o barco pela mesma rota, viram-se sinais de vida na ilha deserta. Abordada a costa, verificou-se que lá estavam todos os moribundos ali deixados, mas agora em estado de perfeita saúde."

Josué de Castro in Geografia da Fome


"... É esta a barca em que veio do oriente um santo, aqui ainda se vêem os sinais dos pés quando desembarcou e se meteu pela terra dentro, os sinais eram umas cavidades na rocha, agora pequenos lagos que o vaivém da onda, estando alta a maré, constantemente renovaria, claro que toda a dúvida é legítima, mas as coisas dependem do que se aceita ou nega, se um santo veio de longe navegando sobre uma laje, não se vê por que seria impossível que os seus pés de fogo fundissem a rocha até aos dias de hoje. Pedro Once não tem mais remédio que outra barca que só ele viu, na noite quase sem estrelas e contudo povoada de supremas visões.

O mar salta sobre as rochas como se estivesse a lutar contra o avanço desta maré irresístível de pedras e terra. Já não olham as ondas que se atropelam e José Anaiço diz, vamos a caminho, sabemo-lo e não o sentimos. E Joana Carda, Que destino. Então Joaquim Sassa disse. Somos cinco pessoas e um cão, não cabemos no Dois Cavalos, é um problema que teremos que resolver, uma hipótese seria irmos nós os dois, o José e eu, à procura de um carro maior, desses que por toda a parte estão abandonados, a dificuldade será encontrar um em bom estado, faltava sempre qualquer coisa àqueles que vimos. Chegando a casa decidimos o que vamos fazer. (...) Que estúpidos nós somos, a solução é facílima, fazemos a viagem duas vezes, ou três, quantas forem precisas, escolhemos um lugar no interior para nos instalarmos, uma casa, não deve ser difícil, as pessoas estão a abandonar tudo."

José Saramago in Jangada de Pedra

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores