terça-feira, 9 de outubro de 2012

"Os nossos" falaram de si na Austrália ( III )


"Tenho 39 anos de idade, sou advogado, e vim para a Austrália com 10. Meu pai, em Portugal, era carteiro na vila da Fuseta, e minha mãe tinha uma lojazinha. Contudo, o dinheiro que ganhavam revelava-se escasso ... Foi então que ouviram falar na Austrália enquanto país de oportunidades, país em que as pessoas, em poucos anos, podiam conseguir muito dinheiro e depois regressar a Portugal com a sua situação económica melhorada. Meu pai chegou aqui, por isso, com a ideia de ficar três ou quatros anos ... Entretanto, todos começámos a gostar disto ..."

"Sou natural da Madeira, chamo-me José Pereira, tenho 36 anos de idade e nove de Austrália, onde comecei por fazer a limpeza do açougue de um português. Hoje trabalho em negócio próprio ... 16 horas por dia como fabricante de enchidos "à portuguesa".

"Quando aqui cheguei era trabalhador, como ainda hoje sou. O meu primeiro emprego foi na siderurgia. Depois, ao fim de seis meses, fui trabalhar com cimento para um empreiteiro. Estive nesse patrão cerca de cinco anos. Dai para cá tenho trabalhado numa empresa que fabrica betão. Estou lá há 36 anos, na mistura de cimento para obras de construção civil. Mas tive dificuldades de inserção: por exemplo, só falava português e era preciso dominar o inglês. Custou-me muito!... Nos primeiros meses, chorava ... Não havia sequer portugueses nesta zona. Éramos apenas meia dúzia..."

in "Entre Vistas nos Arredores das Montanhas Azuis", apoiado, nomeadamente, por "Comunidades Portuguesas", Fundação Oriente, Câmara Municipal de Loures, Comissão dos Descobrimentos.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores