sexta-feira, 26 de outubro de 2012

LER xadrez, melhor do que jogá-lo ...

Jogar xadrez é, como tudo, fácil - desde que se saiba. Dificil, difícil é LER xadrez. Porque o jogo de xadrez tem lá tudo: é só saber-se ler ... Embora quem jogue apenas para se divertir esteja no seu direito, no mesmo direito de quem joga para ganhar ... Contudo, LER, ler é que, por vezes, é só para ... para alfabetos. 

A fotografia mostra um mate de bispo. Será um mate teórico, porque, na prática, entre quem sabe da coisa, é praticamente impossível... E se se quiser transportar para a vida real a mesma situação? Aí a Igreja, o Bispo, derruba o rei ... "Derrubar um rei?..."

De LEITURA política complicada este jogo para todos, onde, apesar de tudo, há muitos Mestres. Mas, se calhar, mestres só de tabuleiro. Incapazes, quem sabe, de, por exemplo, eleger  povo ... E, eventualmente, ser bispo, chegar à corte e derrubar o monarca ... Como na fotografia de um tabuleiro onde está toda a gente: casa real, castelos, clero, fidalgos a cavalo, povo.

Ora vamos lá LER a situação e ... e pensar - se for oportuno ... Peço desculpa, mas há urgências a cumprir  - ou, pelo menos, a lembrar ... O Xadrez é um jogo de cidadania. Para alfabetos, antes de tudo.


Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores