terça-feira, 5 de março de 2013

A Igreja Católica - hoje















Os tempos provocam as palavras e, às vezes, estas ajustam-se às épocas que se vivem. Ou porque o Estado deixa os bastidores, e surge no proscénio, ou porque a Igreja secular sai do recato do confessionário e entreabre as suas intimidades à opinião pública. Ou porque ... Ou porque ...

Seja que não seja, Voltaire escreveu. E ...

"Se existem ateus, a quem devemos culpar senão aos tiranos mercenários das almas que, provocando em nós a revolta contra as suas velhacarias e hipocrisia, levam alguns espíritos fracos a negarem o Deus que esses monstros desonram? Quantas e quantas vezes essas sanguessugas do povo não levaram os cidadãos oprimidos a revoltarem-se contra o seu próprio rei?

Homens que engordaram como bácoros à nossa custa, à custa do nosso suor, não se cansam de nos gritar aos ouvidos: "Podeis estar certos que uma burra falou; acreditem a pés juntos que um peixe engoliu um homem e cuspiu-o na praia, são e salvo, ao cabo de três dias; não ponham em dúvida que o Deus do universo tenha ordenado a um profeta judeu que comesse merda (Ezequiel) e a um outro profeta que comprasse duas putas e lhes fizesse filhos da puta (Oseias).São palavras textuais que põem na boca de um Deus de verdade e de pureza, acreditem em coisas tais como estas evidentemente abomináveis ou matematicamente impossíveis: caso contrário, o senhor Deus de misericórdia vos lançará nas chamas, não somente durante milhões de biliões de séculos a arder no fogo infernal, mas por toda a eternidade e quer tenhais um corpo quer não".

Estas inconcebíveis parvoices revoltam os espíritos fracos e temerários tanto quanto os espíritos firmes e sensatos."

Actualizemos o discurso: há ou não pedofilia na Igreja? E dinheiros sujos? De uma forma mais abrangente, de que crimes tem a Igreja que, eventualmente, se confessar, para que a sua alma fique limpa? Pretendem-se espíritos firmes e sensatos. Crentes. E capazes de fazer acreditar. De novo.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores