sexta-feira, 29 de março de 2013

Anatomia das ideias (0026) - as engrenagens e a fome

Foto M.P.











Ferreira de Castro in A Lã e a Neve


"A indústria sofria (...) constantes oscilações. Ora fabricava sem descanso, ora, por escassez de matéria-prima ou parco consumo, diminuia os dias de seu trabalho. Então, homens e mulheres, que à lã haviam entregue a sua vida, defrontavam-se com a miséria mais descarada ainda do que a normal. Com seu fabrico reduzido, a Covilhã, em vez de exportar panos, passava a exportar raparigas para o meretrício de Lisboa.

A sujeição ao destino comum criara, todavia, alguns vínculos entre os descendentes dos primeiros tecelões. No século XX, mais do que sons de flautas pastoris descendo da serra para os vales, subiam dos vales para o alto da serra queixumes, protestos, rumores dos homens que, às vezes, se uniam e reivindicavam um pouco mais de pão."

Soeiro Pereira Gomes in Engrenagem


"De súbito, no patim da escada que dava acesso aos maquinismos, apareceu um vulto com o bico dum aparelho de soldar aceso, na mão direita, e um ferro, na sinistra.

- Aquele que subir, queimo-lhe os olhos! - trovejou, embora incapaz de cumprir tal ameaça.

A multidão parou, estupefacta. À luz do maçarico, a cara de Fariseu, lambuzada de sangue, horrorizava.

- Vamo-nos embora - pediu Micas ao marido.

- Não.Onde Fariseu estiver, estou eu também - respondeu Triste, sem desafiar a chama do aparelho que o salvara.

- Tenham juízo! - berrou, de novo o operário. - Qualquer dia podem aparecer comboios de carvão, e sem máquinas nunca mais haveria trabalho nesta aldeia. A culpa não é da fábrica. É de quem faz as guerras e a fome.

- Tem razão - exclamou Triste. E foi como o sinal para um coro dissonante.

- Queremos pão!

- A gente quer trabalhar, e não tem onde!

Fariseu alongou o braço, e a chama azul do maçarico ficou a brilhar por cima das cabeças. Vamos à vila. O regedor Lãzudo foi-se embora? Pois reclamaremos trabalho ao administrador, que pode mais. Quem me acompanha?

- À vila! À vila! - esganiçou-se a multidão irrequieta e volúvel como as ondas do mar."

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores