quarta-feira, 5 de outubro de 2011

101 anos de República

De algum modo, sinto-me enganado: no ano passado, com o país já a escorregar para a desgraça em que estamos, comemorou-se o 5 de Outubro na maior... Era hora de falar verdade e, oficialmente, não se falou, acho eu ... De algum modo, se calhar, vendo bem, até se terá mentido ... 


Ultrapassámos, entretanto, o primeiro ano pós-centenário. Para comemoramos, finalmente, o quê? "A existência da República", dirão vários. "Aproveita-se a data para tentar revigorar "pensamentos positivos".




Não me lixem! Olhem, pelo meu lado, do ponto de vista político ... fiz cá em casa, ontem, que foi 4 de Outubro, as comemorações (sóbrias ...), eventualmente devidas, porque, no caso, tinham passado 101 anos sobre a data em que, nos Paços do Concelho de Loures, um grupo de republicanos terá proclamado o novo regime.




Mas, prontos, deixá-los exercer os seus direitos e aproveitar marés. O que quero saber JÁ é o que é que se pensa poder dizer aos portugueses, daqui por um ano, que não querem ser nem monárquicos, nem esbanjadores ... Se a coisa é poupar, pouparei. Se é trabalhar ... trabalhei. Sou mais velho (anos) em trabalho, do que muitos dos que mandam ... E gostava de comemorar com um sorriso de confiança os próximos 4 e 5 de Outubro. Sinceramente.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores