domingo, 9 de outubro de 2011

Comunidade Portuguesa na Austrália ( V )

"Nutro pela Comunidade Portuguesa na Austrália grande admiração e apreço"
Ramos Horta
 Do livro "Entre Vistas nos Arredores das Montanhas Azuis" de M.A.

"A SBS (ver pormenores, aqui, na NET) começou em 1975. Começou de uma maneira um bocado amadora. Não tinha a estrutura que tem agora. Iniciou com meia dúzia de programas. A ideia foi de um italiano e a coisa arrancou com vários espaços em diversas línguas. Foi então que, por minha iniciativa (Carlos Lemos) se conseguiu um programa português na SBS. Resultou de umas cartas que escrevi ao ministro da Imigração.

Passámos a ter tempo de antena em língua portuguesa e, de 1976 a 1984, face, sobretudo, à limitação de meios, fui seu coordenador - e até locutor. Tinha que fazer tudo. Entretanto, pouco a pouco, estruturou-se ... Mais tarde, também veio a televisão com um canal SBS. Ao princípio, não havia dinheiro.

Recordo-me de, quando comecei o programa, ter que comprar discos, ter que, para tocar músicas portuguesas, pedir a toda a gente o que havia. Eu é que tinha que compor os noticiários, etc, etc. É evidente que isso agora é tudo feito em larga escala. Depois, a partir de um certo ponto, esse entusiasmo passou a ser financiado pelo governo australiano. A SBS actualmente tem cinquenta e tal programas, em 68 línguas. Aliás, suponho que o que é emitido em língua portuguesa cobre também o Brasil, Timor, enfim, todos os espaços de expressão portuguesa.

Principiámos com um programa, a seguir, ainda no meu tempo, passámos a dois programas por semana ... De momento, está no ar três vezes por semana.

Quem está hoje à frente do programa é uma senhora que foi minha colaboradora, quando eu ainda estava como coordenador da secção portuguesa. É a Maria Gabriela Carrascalão, que me foi indicada como pessoa com certa experiência de comunicação social e que, como disse, ainda trabalhou comigo uns tempos.

Entretanto, fui passar dois meses a Portugal e, quando regressei entendi que era a altura de deixar a SBS, onde a Maria Gabriela, que, na minha ausência, tinha tomado conta da secção, garantir a continuidade daquele espaço radiofónico, que, de resto, sempre apoiei."

NOTA pessoal: aquando da minha curta estada em Melbourne, Maria Gabriela Carrascalão, nos estúdios da SBS, entrevistou-me, em directo, na companhia do então cônsul  honorário português em Perth, que estava de visita a Melbourne.

Gostaria de ter acesso à respectiva gravação, mas não será fácil ... Deve ter acontecido no último semestre de ... de 1995.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores