domingo, 6 de novembro de 2011

Um abraço para o jornalista e amigo Maurício Soares, onde quer que esteja ...

Onde pára Maurício Soares, que foi meu companheiro de trabalho no jornal A TARDE? Que é feito dele?... Está a escrever mais um livro? Foi, num instante, a África rever amigos nos jardins locais? Anda por aí à minha procura? Já não anda? Parou de vez?...

Seja como for, vai entender-se porque o recordo com o maior carinho. Permita-se-me que reproduza aqui palavras suas e logo se vai perceber o que é pretexto para ... para contar o que pode ser pitoresco contar ...

Num livro da Colecção COISAS DO CARVALHO, da Centelha, a dedicatória:

"Para o "poderoso" M.A., "pai" Marco Polo, por cuja mão fui a terras do Grande Cã e conhecer templos de Xiva e Buda nas misteriosas terras do Oriente, a dedicatória deste livro - como remédio contra a crise (...), Maurício Soares"

Ora bem, "ispilico", o que fez de M.S. meu "filho" foi o seguinte (conversa de colaboradores de jornal teso ...):

Estamos no início dos anos oitenta do século passado e, de repente, com a ajuda de agência apropriada, "descobriu-se" ser possível ir Macau e voltar, sem mudar de companhia aérea (e sempre por conta da dita cuja ...), viajando de Lisboa para Estocolmo, depois para Copenhaga para, finalmente, poisar em Hong-Kong, rumo a Macau, ali quase a uma braçada ... E assim se fez, com estadas em hotéis e viagens SAS. Sem perder o apoio luso-qualquer-coisa que sempre tivemos às chegadas ...

No regresso a Lisboa, também com toda a simpatia da SAS, ficámos, primeiro, em Banguecoque, e, antes de Lisboa do nosso destino, Atenas, que aproveitámos para conhecer no essencial. No caso, o Paternon e as ruínas que por lá encontrámos. 

Ao serão, na capital grega, Maurício Soares, esgotado, ficou no hotel, enquanto eu aproveitei para "dar umas voltinhas" e, de hora a hora, o ir ver, como ele refere na dedicatória.

Da chegada à Portela registo palavras suas para a família que me esperava: "o Marcial foi mais do que meu pai!..."

Foi assim, meu caro Maurício Soares, para não falar naquele chá que nos ofereceu Stanley Ho, ladeado pelo seu secretário e poeta para a posteridade (vão fazer-lhe estátua no Parque dos Poetas, em Oeiras) José dos Santos Ferreira.

2 comentários :

  1. Boa noite.
    Estando hoje a navegar pela Net encontrei um texto do Jornalista Marcial Alves dirigido a Mauricio Soares meu Pai. Devo dizer-lhe que faleceu em 2004 e se encontra sepultado por sua vontade no cemitério da Aldeira Salgueiro do Campo, Castelo Branco.
    Obrigada por se recordar do meu Pai.
    Com os meus cumprimentos.
    Wanda Soares

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha Senhora, que saudade! Seu pai foi um excelente companheiro de trabalho e homem bom. Paz à sua alma. Obrigado pela sua mensagem. De mim saberá tudo se tiver a paciência de me ir lendo. Os melhores cumprimentos.

      Eliminar

Seguidores