Tem início a 1 de Março, o Programa de Orientação para Jovens Empreendedores, promovido pelo Centro de Incubação de Negócios para os
Jovens, em parceria com a YEA Macau. Ao PONTO FINAL, o director dos Serviços de Economia disse esperar que a iniciativa venha estreitar a relação entre os novos empresários e as associações particulares.
Sílvia Gonçalves
"Foi apresentado ontem o Programa de Orientação para Jovens Empreendedores, mecanismo que surge com o intuito de prestar serviços de apoio e consultadoria a novos empresários e estreitar as relações entre estes e os empresários já estabelecidos. Lançado pelo Centro de Incubação de Negócios para os Jovens, em conjunto com a YEA Macau, o projecto arranca a 1 de Março, e tem como alvo residentes com idades compreendidas entre os 21 e os 44 anos.
Depois do Plano de Apoio a Jovens Empreendedores e do Centro de Incubação, o Governo apresenta uma terceira iniciativa para reforçar “a capacidade operacional e as redes de negócios dos jovens empreendedores, para que os mesmos tenham considerações mais abrangentes durante o seu caminho de criação de negócios”, explicou ontem o director dos Serviços de Economia. Sou Tim Peng esclareceu que o novo programa de orientação “pretende, através da reunião de forças cívicas e de recursos governamentais, construir uma ponte de ligação entre empresários de sucesso e jovens empreendedores, estabelecendo uma relação como se fossem ‘orientadores e amigos’, de modo a impulsionar “o desenvolvimento e crescimento das empresas criadas pelos jovens”.
Também presente na sessão, Ng Wai Ian, director da YEA, apresentou um programa que visa dar prioridade a empreendedores de quatro áreas fundamentais: comércio electrónico, tecnologias inovadoras, cultura e criatividade e comércio a retalho. O projecto deverá ainda permitir que quem se inicia num contexto fortemente competitivo possa “conhecer o verdadeiro funcionamento do mercado”, para que “os jovens consigam aproveitar as oportunidades de empreendedorismo mesmo neste contexto económico mundial”. Ng fez ainda saber que espera “convidar personalidades na área do comércio de Macau”.
Sou Tim Peng esclareceu que, ao contrário do Plano de Apoio a Jovens Empreendedores, que prevê a candidatura a um apoio de 300 mil patacas, este novo programa, que complementa o anterior, não contempla um suporte monetário: “É um apoio no sentido de educar os jovens para criarem a sua rede, de modo a, no futuro, criarem a sua própria empresa. Não é um programa de apoio financeiro, incide mais no ensino, para facultar aos jovens serviços de consultadoria gratuitos”.
Depois de concluída a sessão, o director dos Serviços de Economia falou ao PONTO FINAL das expectativas que nutre em relação ao novo programa. “A nossa expectativa não é a nível de quantidade, em números. Por um lado, gostaríamos de encontrar uma forma de cooperação com as entidades particulares para dar um apoio mais forte aos jovens empreendedores. Porque é uma nova forma, um modo de colaboração com as associações particulares. Nós temos que aproveitar as vantagens das diferentes associações, de sectores diferentes, de áreas diferentes, para dar um apoio mais específico para diferentes áreas ou sectores dos jovens”.
Tendo em conta as plataformas de apoio já existentes, Sou Tim Peng esclareceu a este jornal que cada jovem empresário pode participar nos diferentes programas, de modo a conjugar o apoio financeiro (atribuído no Plano de Apoio) e a cedência de um espaço (possível através do Centro de Incubação) com esta terceira vertente, mais focada na orientação. “Este programa é mais de consultadoria, porque os nossos jovens empreendedores podem ter dificuldades, às vezes, e assim podem pedir a alguém para lhes dar alguma orientação”. E esse apoio estende-se ao longo de quanto tempo? “Neste momento nós não definimos uma data, um prazo. Só há um prazo para começar as inscrições, que é dia 1 de Março”.
|
quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016
MACAU - Novo programa de apoio a jovens empresários arranca em Março
Subscrever:
Enviar feedback
(
Atom
)
Sem comentários :
Enviar um comentário