Anos seguidos com a agenda cultural de Lisboa no bolso, curta e grossa, a constatação: por muito pobre que seja a cultura, onde há comes e bebes, há presenças garantidas.
Salas da Sociedade Nacional de Belas-Artes, grátis, quase sempre às moscas?... Claro. Falta-lhes uma borla que se mastigue ou beba, por exemplo.
Entretanto, o que é que estão a fazer parte das escolas? Levam os meninos às exposições que, apesar de tudo, vamos tendo? Duvido. Pela minha parte, salvo erro, só uma vez me recordo de ter visto no Museu Colecção Berardo, em Lisboa, por exemplo, um grupo organizado de alunos - a comer saberes ... Se, ao menos, lhes dessem um brinde qualquer ...
Há por aí, na verdade, no mínimo, falta de comes e bebes ... Ou de música "pica-miolos", por exemplo, que também "é de alimento"... Ou, in extremis, de porta-chaves e coisas assim ...
Razão tinha Natália Correia, que dizia que a poesia é para comer ...
Bem andou, ao que sei, por exemplo, uma vila dos arredores de Lisboa, que, recentemente, decidiu fazer uma exposição de Artes Plásticas de entrada livre paredes-meias com espectáculos de variedades à borla ... Tem que ser! Em Roma sê romano. Bravo!
sábado, 31 de maio de 2014
Certame MULTICOOL Santo António dos Cavaleiros 2014 - 5
Convidado, o presidente da Câmara Municipal de Loures foi a "presença do dia" (noite de ontem). Que viu tudo, discreto, e até sorridente, quando, em fim de festa, no palco, os fados n'A Tasca do Ti Ernesto, animaram , já de si risonho, o serão ao ar livre.
Simpática referência, no catálogo da mostra actual, à 1ª Exposição de Artes Plásticas de SAC |
"DIZ-ME ONDE MORAS ..." Prosa alheia que se recomenda ...
|
sexta-feira, 30 de maio de 2014
Certame MULTICOOL Santo António dos Cavaleiros 2014 - 4
A alegria das crianças numa festa em dia de estreia com apelo à equipa dos fregueses. Meia dúzia de apontamentos fotográficos a documentar sorrisos e rever costumes.
WENCESLAU DE MORAES, nasceu há 160 anos ...
Aqui
quinta-feira, 29 de maio de 2014
Certame MULTICOOL Santo António dos Cavaleiros 2014 - 2
Já começou. Já se viu trabalho feito e algum ainda a fazer. A Presidente da Junta de Freguesia apareceu a apoiar. E amanhã "começa a festa" ... Para já, as coisas estão no seu lugar e o cheiro a suor só não se nota porque é o da boa vontade - emoldurado por flores de recente plantação. Mas há, pelo menos, uma novidade: a exposição de artes plásticas exactamente no mesmo espaço onde nos idos anos 70 se realizou a primeira Exposição de Artes Plásticas de Santo António dos Cavaleiros - com uma repetente: Emilia Alves ("Paleta do Desassossego").
Notícias de Macau - Actualidade
|
quarta-feira, 28 de maio de 2014
Dita dores: Salazar e Haile Selassie nas paredes de Lisboa
Hoje, 28 de Maio: Salazar e Haile Selassie, imperador da Etiópia de 1930 a 1974, nas paredes de Lisboa, em Alcântara. Lembrar ditaduras para sublinhar democracias.
Salazar bom será que não seja preciso recordá-lo. Fica, entretanto, a biografia de Sei Lá Se É, que, se bem me lembro, foi, além de Isabel II, da Grã-Bretanha, e de Kubitschek de Oliveira, presidente do Brasil, quem maiores honras teve na recepção em Lisboa.
Salazar bom será que não seja preciso recordá-lo. Fica, entretanto, a biografia de Sei Lá Se É, que, se bem me lembro, foi, além de Isabel II, da Grã-Bretanha, e de Kubitschek de Oliveira, presidente do Brasil, quem maiores honras teve na recepção em Lisboa.
Quem foi Haile Selassie I ?
Nascido em 1892, Haile Selassie se tornou rei da Etiópia em 1928. Mais tarde, no dia 2 de novembro de 1930, tornou-se Imperador, e então, reinou sob o título de Sua Majestade Imperial Imperador Haile Selassie I. Seu reinado foi frequentemente descrito como “iluminado”, visto que ele aboliu a escravidão, buscou a modernização da Etiópia, e deu ao seu país a primeira constituição escrita (1931). Em 1935, fascistas italianos invadiram a Etiópia, e Selassie lutou bravamente até que foi forçado a voar para a Inglaterra onde ele procurou ajuda para finalmente, com sucesso, repelir a invasão.
Acreditava-se que Selassie I era descendente direto do Rei Salomão de Israel (cerca de 970-931 a.C.) e da Rainha Negra Makeda de Sabá. A descrição bíblica (I Livro dos Reis 10:1-13) do encontro dessas duas figuras lendárias da Era de Ouro de Israel não faz menção de sua suposta união. Mas uma versão elaborada da história é relatada em um antigo documento Etíope, o Kebra Nagast (Glória dos Reis), que afirma que eles se tornaram pais de um filho chamado Menelik. De acordo com a tradição, Menelik não só fundou a dinastia real na Etiópia, da qual Haile Selassie I afirma ser descendente, como também roubou a Arca da Aliança do templo de seu pai Salomão em Jerusalém, e trouxe-a consigo para a Etiópia. (Isso nunca foi provado, mas é facto que a Arca desapareceu misteriosamente do Templo Sagrado, provavelmente durante o reinado de Salomão e muito antes da Queda de Jerusalém em 589 a.C.)
Notícias de Macau - Actualidade
|
Subscrever:
Mensagens
(
Atom
)