quinta-feira, 10 de junho de 2010

Desfile militar

A história tem muitos anos e obriga a saber que esgrima de baioneta era (é?) um exercício militar a dois, que consistia em simular uma luta corpo a corpo, com cada um dos "inimigos" empunhando uma espingarda "reforçada" com baioneta.

Posto isto...

Aconteceu, algures num quartel do distrito de Castelo Branco, que, um dia, o alferes Sousa foi chamado ao gabinete do comandante, que lhe disse:

- Meu alferes, vamos receber a visita do nosso general que, ao que sei, gosta muito de esgrima de baioneta... Mas nós só temos uma companhia apta para uma possível demonstração desse exercício e, pode ser estranho não lhe apresentar todo o pessoal em prontidão...

Pensou uns instantes o nosso alferes e logo, logo lhe veio a solução:

- Meu comandante, com a sua colaboração, vai ser fácil: faremos a demonstração na parada com a tribuna afastada do local dos exercícios... Entretanto, quando "a coisa" começar, o meu comandante procurará, como puder manter com o nosso general a conversa que entender, enquanto eu me encarrego de fazer actuar, uma de cada vez, as nossas "quatro" companhias em esgrima de baioneta...

- Como?...

- É fácil. Vou, nestes dias, escolher os melhores da nossa unidade e com esses formo "a companhia" - que entra e sai da parada, alternando, como se fosse outra ... das quatro... É só mudar de lugar os praças mais susceptíveis de identificação fisionómica à distância... Bigodes que estavam à direita, entram a seguir à esquerda ou atrás... E, com este cuidado e o nosso general a conversar com o meu comandante, vai dar certo...

E deu!... Com louvor - para o nosso alferes. "Pela apurada preparação dos seus homens em esgrima de baioneta".

Vivó!

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores