quinta-feira, 10 de junho de 2010

llha de Faro, em Sidney (Terras do Talvez)


Numa altura em que o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas é comemorado na cidade algarvia de Faro, lembro um amplo espaço de relva, a que chamam Ilha de Faro, existente em Sidney, na Austrália, da minha saudade, que é lugar de convívio, sobretudo de algarvios - que o baptizaram...

Das muitas possíveis, a homenagem simples neste blogue sem medalhas.

Conversa, algures na Austrália (*) com Walter Pinto, emigrante, natural de Faro:

" - Se não sou indiscreto, quanto é que lhe custou a sua casa, aqui, em Camberra?

- A minha casa está hoje (1998) avaliada num milhão e meio de dólares. Talvez, com terreno e tudo, me tenha custado um milhão e cem...

- Há quantos anos?

- Há dois.

- Com o dólar a...

- Tem oscilado entre os 105 e os 120 escudos.

- Além dessa, tem aqui outras propriedades?

- Tenho. A residência do embaixador é minha. Está avaliada quase no mesmo...

- Quanto lhe pagam?...

- 76 000 dólares/ano."

Walter Pinto foi operário da construção civil. É empresário - com calos nas mãos. Lá. Mas não só...

* in "Entre Vistas, nos Arredores das Montanhas Azuis", de M.A.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores