domingo, 20 de junho de 2010

Carta aberta às cinzas de José Saramago *

Caríssimo

. Tenho, li e gosto muito, quase todas as tuas obras;


. Uma AMIGA minha é fanática de Che Guevara;


. Um AMIGO meu disse-me que tinha estado horas numa fila para conseguir aproximar-se da imagem do Senhor Santo Cristo;


. Um casal AMIGO confessou-me ter permanecido numa bicha duas horas para, em tempos, em Moscovo, entrar no mausoléu de Lenine;


. Cá EM CASA misturamos cravos vermelhos com outras flores;


. Um casal negro confessa-se leitor assíduo do MEU blogue;


. Tenho no MEU passaporte carimbos de entrada na China, na antiga União Soviética e nos Estados Unidos da América do Norte.


Diz-me, Saramago, "tu que levaste as palavras todas", que eras comunista, que tinhas a 4ª classe, que eras Doutor honoris causa, poeta, jornalista, e ex-mecânico, e ex-burocrata, qual é a"receita" para escrever em liberdade, sem ti na rectaguarda como referência (a memória dos homens é curta...), e sem pensar como os teus camaradas que ficam?

* na hora da cremação.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores