quinta-feira, 17 de junho de 2010

OSGEMEOS no C.C.B.

"Desde 1987 que os irmãos Gustavo e Octávio Pandolfo, conhecidos pelo nome OSGEMEOS, percorrem a mega-cidade de S.Paulo. Com os seus graffiti - arte primitiva e intemporal da nossa contemporaneidade - voltam a dar vida às paredes de betão desta mega-cidade mineral, exuberante e dura, de 22 milhões de habitantes, apelando a um imaginário entre o sonho e o sortilégio, a fantasia e a crítica social.

Numa primeira análise, a sua arte imediata parece influenciada pelo movimento naif ou surrealista. As imagens encontram-se desligadas de toda e qualquer compreensão lógica, um enigma em permutação dos pintores com o observador. OSGEMEOS criam, com a intensidade das suas obras, um mundo-refúgio, fantasmagórico e intemporal - qual O Pássaro Pintado, de Jerzy Kosinski, estupefacto perante a violência do mundo e o seu lado insaciável (...)". Eric Corne, Comissário da Exposição.

S. Paulo, que, em primeira aproximação, conheci depois do Rio, sem me deter a pensar nas favelas, é talvez um passo para perceber o mundo de hoje - gigantesco, mas safado, onde o desrespeito, o "morder a mão de quem dá pão" é moeda corrente.

Valham-nos, na circunstância, por isso, OSGEMEOS e a sua "arte primitiva" e  universo "onírico".

Espero "reler".

Convida (o) à "leitura". Precisamos de "romantismo".

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores