sexta-feira, 18 de junho de 2010

Saramago "deixou de estar"

"(...) Deus não tem a mão esquerda, porque é à sua direita, à sua mão direita, que se sentam os eleitos, não se fala nunca na mão esquerda de Deus, nem nas Sagradas Escrituras, nem nos Doutores da Igreja, à esquerda de Deus não se senta ninguém, é o vazio, o nada, a ausência, portanto Deus é maneta. Respirou fundo o padre e concluiu. Da mão esquerda." in "Memorial do Convento", de José Saramago.


"Dá-se o caso de eu admirar o Saramago por razões que não terão talvez a ver com popularidade. O que me levaria tempo a explicar (...)" in "Conta Corrente", nova série, de Vergílio Ferreira 


"(...) Ontem o Vasco deu-me uma notícia curiosa. É o caso que alguns deuses lá do Olimpo sueco vêm por aí abaixo para examinar de perto os escribas nobelizáveis. Foram apurados quatro, diz-me o Vasco. Ou seja, o Saramago, a Agustina, o Rosa e eu. Todos deram já sinal de que se sentiam ungidos pelo destino. (...) Mas quem está mesmo já de perna no ar para a ascensão é o Saramago. (...) A comissão de apoio dele, ou lá o que é de suposto, tem já na sua agenda uma visita a Mafra, creio que para os deuses medirem a distância do mosteiro real e em bruto, à criação em beleza do Saramago. Daqui à convicção de que ele embolse os 70 mil não vai um intervalo de profecia (...)" in "Conta-Corrente", nova série, de Vergílio Ferreira


No dia da morte de Saramago, a minha homenagem a ambos os homens de letras que "deixaram de estar". Sem cuidar de saber de que lado se encontram em relação a Deus (deus).







 Esqueça-se, mesmo, nesta hora, o Saramago do "Diário de Notícias"...

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores