sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Goa à beira do Mandovi ( IV )

Os altares colaterais da capela de Santo António, em Goa, já não têm retábulos, vendo-se hoje (é o que li... Não tive oportunidade de visitar) apenas  um quadro e imagens dos Santos Médicos. No quadro de Nossa Senhora das Febres lêem-se os versos de que se deixa registo "nesta NET que (não) tem tudo".


Virgem das febres q'a todos curais
Vede q'as minhas são mais perigozas
São febres da alma q' por serem tais
Serão as mezinhas muito mais famosas
Febre de avareza no meu pulso achais
A... tendo eu soberba com mais cem mil couzas
Vede meu perigo Virge nesta hora
Curai esta alma q... e vos chora

II

Virge q das febres sois chamada
Diante de vos me humilho miseravel
Cõ febres de cõtino abrazada
Mostrai vos comigo Virge favoravel
Para q' deste mal seja curada
E vosso nome seja mais louvavel

Queridos Goeses

Se aí aparecer um ou outro dos nossos que não vos trate com a dignidade humana e histórica que mereceis, mostrai-lhe a bandeira portuguesa que guardais no vosso coração e levai-o, se possivel, ao altar da Senhora das Febres, porque pode estar doente e a precisar do vosso auxílio.

Bem-hajam! 

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores