segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Museu Nacional de Arte Popular

O que é a SAUDADE?

Saudade é o que, vezes sem conto, senti das antigas salas do Museu Nacional de Arte Popular... A princípio, não acreditei que estivesse fechado.  Atravessei a linha e fui "bater-lhe à porta". Fi-lo uma, duas, não sei quantas vezes, até que passei, dos terraços do Centro Cultural de Belém, a adivinhá-lo... A imaginar-me, menino (1951!...) a, de cócoras, desenhar peças suas... Até que fui obrigado a convencer-me: fechara mesmo! Restava-me,na circunstância, sempre ao longe, admirar-lhe os contornos exteriores. E assim se foi passando o tempo...

Até que ... até que, entretanto, neta ARQUEÓLOGA, agora em primeiro ano de mestrado, aí O tenho!

VIVA! Apetece-me dizer.

Diz-me a publicidade que tem 15 000 peças para mostrar - "...porque, tal como há setenta anos, é preciso pensar o país".

De acordo. Tão de acordo que vou dizer TUDO, também "à minha rapariga" para que, nomeadamente, ela, se possível, o "retransmita" às suas colegas de curso.

 Pelo meu lado, lá irei. Para já, rever espaços... Mais tarde, calmamente, visitar objectos - velhos e novos. Se calhar, "com ela...", que pode ajudar-me a ver com outros olhos alguns "contextos"...E, se para isso houver livro, deixar a saudação emocionada, que já aqui sublinhei em local próprio, nesta NET a cheirar a efémero que, de resto, se encarrega de registar "devaneios" meus, em primeira mão...

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores