terça-feira, 14 de dezembro de 2010

PRAVDA - 16 de Fevereiro de 1987 ( IV ) *

Não estou no Banco do Jardim,
estou num banco de jardim...


"N. SKRIPNIK
membro do PCUS desde 1945 (cidade de Zaporojle)

Após o XXVII congresso do PCUS, ocorreram grandes modificações nos quadros, desde o Comité Central e seu "bureau" político, passando pelo Governo e os primeiros secretários dos comités de região, de distrito, de território, até aos CC dos partidos comunistas das repúblicas da União.

À maior parte das pessoas libertadas das suas obrigações foi aplicada a fórmula: "Por motivos de reforma" ou então acrescentava-se nalguns casos: "...por motivos de saúde". Mas uma fórmula deste tipo de pouco servia para a resolução das questões da política de quadros. As pessoas desconhecem as verdadeiras causas de toda a confusão. Em muitos distritos, os comunistas nem sequer sabem por que motivo o primeiro secretário do comité distrital foi "libertado".

A resolução deveria indicar qual a verdadeira causa da libertação. É assim que eu penso.

Falemos agora das eleições para os órgãos dirigentes das estruturas republicanas, territoriais, regionais e restantes organizações do partido. Como é que elas se realizam? Distribui-se uma lista de candidatos previamente preparada aos delegados às conferências e congressos. Segundo o sistema actualmente vigente, quem estiver incluído nessa lista, em regra é eleito. Como resultado, temos nomeações em vez de eleições.

Na minha opinião, na próxima conferência partidária deveria ser discutida uma proposta sobre a modificação eleitoral.

O princípio essencial da maioria de votos deve ser, no meu ponto de vista, restabelecido.

As eleições devem ser verdadeiramente democráticas. Para isso, temos de abandonar o sistema de listas. É assim que eu penso."

* Edição biligue.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores