quinta-feira, 29 de abril de 2010

China 1980-Curta metragem a preto e branco (I) *

"Sete horas na China. Na República Popular da China. A que foi de Mao e teve um Bando dos Quatro - mau, dizem eles agora. Uma China mais aberta. Comunista, sem dúvida, mas gostando muito de Hong-Kong e de Macau. E também do restante mundo ocidental a que dedica um amor discreto, mas de que os soviéticos não parecem gostar.

Sete horas em território chinês. Com entrada pela Porta do Cerco, em Macau. Sessenta quilómetros e cinco horas de perguntas - ao povo: um motorista de primeira classe (filiado no PC local), uma guia turística que não devia ter mais do que a instrução primária (não filiada) e um responsável por um museu que afirmou ter instrução que deve ser correspondente ao nosso antigo sétimo ano do liceu (inscrito no partido).

De qualquer modo, se, como dizem, o comunismo se caracteriza por uma certa preocupação de igualdade, não há dúvida de que posso dizer que "vi" a China toda e que falei com os seus dez biliões de habitantes. Ou melhor: dialoguei com dez biliões menos trinta por cento, que são os analfabetos com quem não tive tempo de contactar. Mais precisamente, também não fui à fala com os seus dirigentes pardidários, que devem ser muitos...
De todas as maneiras, ao trocar impressões com as "bases", julgo ter tido o direito de não excluir as cúpulas das minhas perguntas. Que foram tantas e tão variadas quanto possível. E sem obediência a qualquer esquema prévio que não fosse o desejo de um esclarecimento amplo, que terminou com um abraço ao responsável pelo museu.

- Abracei o homem, não o comunista!...

Riu.

E - quase sem comentários - aí vão as perguntas e as respostas obtidas dos três elementos do povo que comigo conviveram desde as oito e meia da manhã até às três e meia da tarde de um dia nublado, algures na China.

- Comunismo chinês, comunismo soviético. Dois comunismos?

- Não é comunista quem invade outro país...

- Gostaria de ser rica?...

- Gostaria... mas não tenho coragem de pensar nisso...                           

- Barracas à beira do rio e mais além casas de bom aspecto exterior. Que dizem os das primeiras dos das segundas?

- Não podem dizer nada: é o Estado que manda..."

(sujeito a eventuais interrupções, esta é uma entrevista a "quase 10 biliões de chineses" que irei recordando, agora via NET, nos próximos tempos...).
* Entrevista publicada no suplemento "Sete Dias", do extinto jornal "O Dia"(cont.)

Assinatura adiante, em caracteres chineses, segundo um amável local.
                                                                                                                                                                            

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores