sábado, 24 de abril de 2010

Volta ao Mundo em 90 dias - EUA

"No Japão, por exemplo, português é estrangeiro. De facto. Para todos os efeitos. Quando chega e sempre. Nos Estados Unidos da América é só quando chega (agora, depois do 11 de Setembro, do Bin Laden, da bronca nas finanças no país e no mundo ... não sei ...). Depois, pouco a pouco, faz-se cidadão americano, desde que tenha entrado no país ao abrigo das leis de imigração. A América do Norte é assim uma manta de retalhos - de boa qualidade, acrescente-se, em que vivem gentes de todas as raças e etnias, numa fraterna convivência. Americanos de gema só os peles vermelhas. O resto, são descendentes de irlandeses, italianos, judeus, porto-riquenhos, polacos, gregos, portugueses, espanhóis, brasileiros, eu sei lá...

A verdade é que o respeito pela cultura de cada origem é assegurada nos EUA que, aliás, fazem disso ponto de honra. Parece-me, afinal de contas, a única atitude inteligente possível num país jovem e com enormes potencialidades naturais que só com peles vermelhas, decerto, não resolveria nem o seu problema, nem o que dele espera a humanidade.

 (...) Surge, de vez em quando, apesar de tudo, o engodo desmedido pelo dólar(*) e a vida torna-se, assim, menos bela, mais interesseira, algo desagradável. Os que reagem, contudo, a este estado de coisas, fazem-no, não raro, sem conta, peso e medida e surgem, deste modo, aqui e além, os americanos marginais, ou simples rebeldes, descontentes uns, vivendo à sombra da sociedade outros. Há ainda os que, fartos da abundância, procuram na droga a nova "emoção" que o comum dos mortais não tem."

Pois é!...  30 anos depois do que escrevi em "O Dia", é o que se sabe... "O engodo desmedido pelo dólar" fez o seu caminho...

Disse. Estes apontamentos sobre 90 dias inesquecíveis não são, entretanto, mais do que pretextos para reflexão...(se é que o M.A. e a NET - das pressas - proporcionam reflexões...). Mas como foram escritos sem censuras, de vez em quando, podem revelar actualidade... Digo eu, que sou suspeito.


 * in Os Portugueses no Mundo, de M.A.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores