sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Culturgest - Comunidade de Leitores *

Em debate, ANTÍGONA, de Sófocles

Apresentei-me:

"Sou o M.A. e, electronicamente, moro na ruadojardim7. Estou aqui para tentar contrariar a ideia de que "burro velho não aprende línguas..."

E, lido o livro, sem, decerto, a "formação especializada" da maioria (mais de 30 participantes), anotei, para começar, três perguntas:

. Quem deve fazer as leis da Pólis?

. Em nome de quem?

. E de quê?...

Não vou sublinhar as respostas obtidas. De resto, tomei poucas notas e, eventuamente, más notas... 

Foi, no entanto, o poder feminino que animou o alargado "debate". De tal modo que, a certa altura, me interroguei em voz alta, se, na Pólis, são, ou não, finalmente, as mulheres dos eleitos pelo Coro que mandam...

E, no meio de tão gradas presenças, por aqui me fiquei, ouvindo, ouvindo, não sem transcrever vozes da populaça, a concluir a Antígona, em discussão:

"Para ser feliz, bom-senso é mais do que tudo". Disse-o Sófocles em 468 a.C..


* Em tempo: H.V. teve a amabilidade de me enviar alguns saberes e palavras simpáticas que registei, sem as conseguir transcrever, como era meu desejo. Aselhice, claro. Estarei, entretanto, presente sempre que possa para a/vos ouvir e...

1 comentário :

  1. Helena Vasconcelos teve a gentileza de me enviar um comentário, repleto de saberes, que registei, mas que me "fugiu" nos corredores desta geringonça, onde ainda não fiz um aninho... Lamento, mas tomei boa nota, sobretudo, da atenção.Que fique o calor do meu respeito por quantos se dão à Comunidade de Leitores da CULTURGEST, onde sempre aprendi mais do que dei... Gostava de os "sentir", já agora, também aqui, de vez em quando.Entretanto, lá tentarei estar, sempre que possível, para meter o bedelho...Um abraço.

    ResponderEliminar

Seguidores