segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Novo ano escolar

Inicia-se hoje novo ano para o ensino básico, isto é, para os que frequentaram a escola, é dia de memórias.
Recordo e registo, por isso, para mim, talvez a mais antiga recordação desse tempo. A que me leva à calçada da Estrela, em Lisboa, à escola nº 72, ao mestre Leitão, à D. Celeste, professora da 2ª à 4ª classe, ao Brito, que gostava tanto como eu de desenhar e...e ao Celestino Silva que, se "isto" não me falha, se dizia irmão do actor Varela Silva, e que recitava  "primorosamente". Soube-o, entretanto, encadernador no Banco de Portugal, em cujo coro cantava. E foi a cantar que o revi não sei bem há quantos anos (solista?), em Santo António dos Cavaleiros, a quatro quilómetros de Lisboa.


Trago-o a este blogue com o que, "lúdico", dele consigo recordar: uma cantilena que dizia com muita graça e que, de certo modo, actualizada, pode lembrar alguns "intermédios" políticos, sem data...

... ... ... ... ... ... ... ... ... 

Quando tudo estava em paz
E já ninguém se lembrava
Aparece no pátio um rapaz
A vender castanha assada

Eu não sei lá o que ele fez
Mas vi o cesto pelos ares
E, catrapuz, outra vez,
Desatou tudo a berrar

Veio a Zefa do Carriço
O Zé Barbeiro e o filho
Foi tamanho reboliço
Que andou tudo num sarilho
... ... ... ... ... ... ... ... ... 

É assim: ficamos na memória dos outros, sabe Deus por que razões...


Onde quer que estejas, Celestino, um abraço! Começou hoje novo ano escolar. Que seja NOVO, pelo menos, como o nosso "velho" - na Amizade.



Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores