terça-feira, 7 de setembro de 2010

Palavras em saldo

6º Dia


"Ontem à noite (...) surpreendi-me a inclinar a cabeça para não sei que interlocutor imaginário com o súbito desejo de chorar que me envergonhou.


O melhor, de resto, é levar a experiência até ao fim - quero dizer, mantê-la, pelo menos, durante algumas semanas. Farei o possível até por escrever sem crivo tudo o que me vier à cabeça (acontece-me ainda hesitar na escolha de um epíteto, de me corrigir). Depois encafuarei esta papelada no fundo de uma gaveta e relê-la-ei um pouco mais tarde, com todo o sossego".


... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...  


"Eis uma das mais incompreensíveis infelicidades do homem: o ele ver-se obrigado a confiar o que tem de mais precioso a qualquer coisa de tão instável, de tão plástico, ai de nós, como as palavras! Muita coragem era precisa para estarmos sempre a verificar a chave e adaptá-la à sua própria fechadura. Preferimos pegar na primeira que se nos depara, forçar um pouco, e, se a lingueta gira, é quanto basta."


... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...  


"Se não és largo de ombros, tens coração, mereces servir na infantaria. Mas lembra-te do que eu te digo: não consintas que te evacuem para a retaguarda. Quem um dia se alistou na infantaria nunca mais de lá sai. Não foste feito para a guerra de usura. Caminha direito diante de ti e prepara-te para acabar um dia tranquilamente dentro de um fosso sem chegares a desafivelar nunca a tua mochila."


in "Diário de um pároco de aldeia", de Georges Bernanos

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores