quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Um peso, duas medidas ( I )

Não vou dizer aqui que o Estado (português) é desonesto. Não!


Também não vou dizer aqui que o Estado (português) tem dois pesos e duas medidas: uma para receber, outra para quando tem que pagar... Não!


Contudo, como liquido na hora o que, na Assembleia que votei, é decidido ter que pagar, sinto-me legitimado para perguntar em público o que, directa ou indirectamente, me aflige (nos aflige) e/ou não percebo (não percebemos):


Baixas por doença, por exemplo:


É possível ter estado com baixa (um caso concreto) em Julho de 2010 e receber mês e meio DEPOIS com base numa média salarial dos seis meses anteriores, dos quais só estão REGISTADOS, ATÉ AO MOMENTO, OS DOIS PRIMEIROS (Janeiro e Fevereiro)? 


Por outras "palavras": 2 + (4 x 0) / 6?


Se alguém não entregar os descontos na data prevista, pode fazê-lo, sem penalizações, seis meses depois?


Em tempo de Novas Tecnologias, em tempo de "Magalhães", são concebíveis estes atrasos burocráticos - quando é o Estado a pagar ao cidadão que, no caso, esteve doente?


Responda quem sabe e deve (deve...e deve responder).


Profilaxia do sarilho, leia-se Paz Social - achega:


criação de um espaço NET a que o contribuinte (ou não) possa aceder para, em meia dúzia de linhas, expor o seu problema e obter, com rapidez, da entidade pública envolvida a respectiva resposta orientadora. Uma espécie de "Guichet" Público, diria. À semelhança do que fazem algumas autarquias.


Podem começar por "esta" do pagamento das baixas, por exemplo.


Passe-se a palavra. Portugal está doente. E, bem vistas as coisas, já está a pedir que lhe entreguemos tudo por esta via... 


Continua.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores