sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Fados *

Andavam por aí, por todo o lado: nas aldeias, nas vilas. Nas vielas, nos becos das cidades. Na capital, sempre.Escolhiam os bairros onde houvesse roupa estendida nas fachadas dos prédios e gente a espreitar atrás das cortinas.E aí estavam eles - eles e elas, a cantar desgraças e, no final, a vender folhas de papel com letras húmidas, acabadas de ouvir, acompanhadas à guitarra ou à viola, de preferência.


Era uma espécie de fado itinerante candidato, na altura, a umas moeditas que lhes viessem de umas águas-furtadas  ou de algum passante comovido ou desempregado. Estávamos nos anos 50 do século passado.


Não sei se, entretanto, a NET tem já, ou não, algum registo destas "tragédias em verso". Mas mesmo que tenha, talvez "não conheça", concretamente, este "drama" que o país ouviu, de certeza - "de lágrima no olho"...


Rapai, pois, do lenço, empedrenidos do progresso. Estamos, talvez, na pré-história do fado. Cantai, que a candidatura, a tal, essa, circula por aí, nas mãos e nos gabinetes de gente fina...


Ó mãe preversa
Ó mãe má
Como outra igual não há
Pela acção que praticaste
Não te vestes com paixão
Nem dor no teu coração
Quatro filhos deixaste


Arranjaste um amante
Seguiste tão maus caminhos
Deixaste os teus filhinhos
Todos os quatro pequeninos
O teu marido ceguinho


Tua filha mais velhinha
Apenas seis anos tinha
Até metia paixão
Dizia em voz baixinha
Venha cá querido paizinho
Que eu levo pela minha mão


A nossa mãe abalou
E de nós não se importou
Que duro coração tem
Foi pelo pai estar ceguinho
Também o nosso paizinho
Que tão má foi a nossa mãe


Andai cá meus irmãozinhos
Todos os quatro juntinhos
À igreja do Divino
Pedir a Nosso Senhor
Que dê vista por favor
Ao nosso querido paizinho


E Jesus a ouviu
Para ela se sorriu
Quando estava a comungar
Os olhos do pai se abriram
E de novo luz viram
Voltou logo a trabalhar


Ofereço minha comunhão
De todo o meu coração
Ao meu Menino Jesus
Que os olhos do meu paizinho (bis)
Vieram a ter a luz


* Ditados pela Adélia, do Dominguiso, nas Traseiras do Litoral

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores