domingo, 12 de agosto de 2012

APDCP - Associação Portuguesa dos Directores e Chefes de Pessoal

Não faço ideia se ainda existe, se não existe. O que se sabe é que a função era/é de extrema importância na gestão dos recursos humanos das empresas. É evidente que, com a liberdade sindical, as coisas terão ficado bem diferentes, mas estou convencido de que, com ou sem Associação (estatutos aprovados em 1964 e 1968), nas empresas, a Função Pessoal é das mais importantes para o respectivo equilíbrio geral.

"A Associação tem por objecto estudar, aperfeiçoar e divulgar os princípios, métodos e técnicas de gestão de pessoal, com vista não só à valorização dos seus membros, como também ao desenvolvimento e aperfeiçoamento da função pessoal nas empresas e organismos públicos ou privados.

... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... 

Dentro dos objectivos mencionados, a Associação criará secções e comissões de estudo e promoverá, designadamente, a realização de congressos, conferências, cursos e colóquios e a edição de revistas e outras publicações.

... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... 

A Associação agrupa as pessoas que desempenham cargos de direcção e chefia de serviços de pessoal ou exerçam funções especializadas nesses serviços, em empresas ou organismos públicos e privados."

Mas ... mas vem tudo isto a propósito de uma "velha fotografia" encontrada nos ... nos "papéis velhos" que, neste meio de comunicação "novo" pode tocar ainda alguns dos que ... dos que, por exemplo, estiveram naquele que foi, realizado em Lisboa, o VI Congresso da Associação Europeia dos Directores de Pessoal, que reuniu especialistas desta função em:

Inglaterra, Alemanha, Itália, Suécia, Suiça, Noruega, Dinamarca, Espanha, Holanda, Jugoslávia, Portugal, Bélgica e França. Rezam os papéis.

Em Portugal, éramos, na altura:
132 sócios efectivos
  35 sócios associados
    5 sócios correspondentes.

Mera curiosidade: o signatário desta mensagem era o sócio número 93, sob proposta do Dr. Raúl Caldeira, então director do Pessoal do Banco Totta & Açores e grande entusiasta, nomeadamente, da realização do Congresso Europeu em Portugal que ... que depois de ter concluído o seu Programa Científico, terminou, como terminam sempre "estas coisas", com um Jantar, não, com um animado Banquete no Casino Estoril. 

6e Congrés International 
 Lisbonne - Juin 1973

Et voilá ("a preto, cinza e branco"):
Cocktail de gambas
Tornedó Embaixatriz, Alface Estufada, Batata Avelã
Bomba Arlequim
Taça de Ananás com Vinho Madeira
Café do Ultramar

(Traje de cerimónia facultativo)




Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores