quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Canteiro de palavras ( LV ) - António Sérgio

É "gratificante" ver António Sérgio sentado num banco ...



"Não está a cultura no saber coisas, mas numa certa maneira de saber as coisas; numa certa maneira de as apreciar e as ver. Há quem saiba muito e não seja culto; há quem saiba pouco e que o seja muito. Reside a cultura essencialmente na forma, e não na quantidade do conhecer; tão pouco na variedade do conhecer;  tão pouco na novidade do conhecer."

"Conta-se a história de certo devoto asiático que se quedara na birra de que não havia de crer em micróbios. Não, não os havia! Não podia haver tal coisa! Um médico europeu tomou a si demovê-lo, e convidou-o a olhar por um microscópio. O asiático, porém, saiu-se do lance a primor. Pegou no aparelho, galhardo, levantou-o ao ar, cerrou os dentes, tomou impulso - e pumba! Rejeitou-o à parede, com impetuosidade e com fúria. Pronto! Por aquele, pelo menos, já não se veriam micróbios."

"O risco do naufrágio é necessário à rota. Não temamos o erro que arriscarmo-nos ao erro é condição do aceitar e foi por isso mesmo que já se disse algures: mostrai-me um cientista que jamais errasse, e mostrar-vos-ei um indivíduo que nunca descobriu cousa nenhuma."


Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores