sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Ler e reler - com colaboração de um lápis


Este "post" é sobretudo para os jovens que aqui não esgotam, com o que aparece (e parece aparecer tudo ...), o conhecimento da vida e, portanto, para além dos livros obrigatórios nos cursos da sua opção (nem sempre vocação ...), lêem mais do que as primeiras páginas de um ou outro jornal.

Estou vestido de Quixote e, assim disfarçado, permito-me uma sugestão que posso garantir, a prazo, resulta, às vezes, espectacular (a prazo, na circunstância, podem ser anos ... Que é coisa difícil de engolir por quem se revê naquela anedota sexual do "ai que bom vai ser, não foi?...",).

Mas, como diria Agostinho da Silva: "vamos ao prático". E, no caso, o prático é ler um livro de lápis na mão e, à medida que se lê, sublinhar-lhe frases, ideias, parágrafos, que, naquele instante, o justificam. Depois ... depois, acabada a leitura da obra, com eventuais anotações para além dos sublinhados feitos "na hora", importa, sem falta, registar, na página de rosto do livro acabado de ler, a data em que isso aconteceu. O que vai querer dizer que, no mês e ano registados, o lido pela 1ª vez em ...acaba por, mais tarde,"revelar" como se viu, como se interpretou, e em que data, a passagem, o raciocínio expresso pelo autor da obra.

E agora, a "surpresa": a eventual releitura de um livro lido, por exemplo, a primeira vez dez anos antes, permite, além do mais, o diálogo do eu com o eu ... Que pode ser surpreendente, como se deixa ver.

Os meus livros estão sublinhados ... exemplifico:

____________________para a 1ª leitura.

------------------------- para uma 2ª leitura (às vezes, anos depois).

- . - . - . - . - . - . - . - . - .para uma 3ª leitura (se houver ...), etc.



e, na respectiva folha de rosto, "revelam" a data de cada uma desses sublinhados - às vezes iguais passados anos ...

Confissão pouco importante, mas ... mas é com esta "retaguarda" que aqui, às vezes, ouso aparecer. Vestido de D. Quixote, claro, mas isso é outra conversa ...
Exemplo de um "sublinhanço". No caso, 3 vezes na mesma página 
(quer dizer, em 3 leituras em anos diferentes).
A primeira foi a 3ª

A segunda foi a 1ª
A terceira foi a 2ª



Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores