quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Postalismo

Postais. Palavras que "saíram" com emoção. Poucas palavras. O postalismo, ia a escrever, o impressionismo. A síntese da síntese.No caso, o entusiasmo em estado puro. E aqui, no Jardim, ainda o resultado da síntese sintetizada para, sentado no banco do costume, mostrar a quem passa, tentar entusiasmar quem passa ... Para, se possível, ousar assim vencer o presente.









Zurique, Outubro de 1963
"... o que eu tenho para vos contar, santo Deus!... Tanta coisa."

Paris, Outubro de 1963
"Eis-me em Paris! Cheguei ontem da Suíça e só vos digo que, quando chegar, estou três dias a falar das maravilhas que vi ..."

Angoulême, Julho de 1969
"A vida está muito cara em França."

Lourdes, Julho de 1969
"Eis-nos em Lourdes. É maior do que Fátima. (...) Temos saudades do bacalhau com batatas."

Barcelona, Julho de 1970
"Barcelona é uma cidade com 2 milhões de habitantes. Tem o dobro de Lisboa. Quanto a mim, é melhor do que Madrid."

Recife, Agosto de 1972
"Fomos recebidos com banda de música - à portuguesa."

Recife, Agosto de 1972
"Cheira a Portugal."

Rio de Janeiro, Setembro de 1972
"Minina, isto é fenomenal!..."

Brasília, Setembro de 1972
"É a mais bela viagem da minha vida. Que pena vir sozinho ...Já estive com a família Sequeira."

Brasília, Setembro de 1972
"Estou esmagado!... O Rio deve ser,de facto, a mais bela cidade do mundo."

Baia, Setembro de 1972
"Que grande país. Fui ao Maracanã ver o Flamengo-Fluminense. Estavam 200 000 pessoas a gritar. Só visto ..."

Baía, Setembro de 1972
"Ando doido!... Isto é sensacional!"

Genebra, Abril de 1973
"Genebra é uma cidade extremamente limpa, onde a instrução pública é obrigatória desde 1536!"

Genebra, Abril de 1973
"A cidade é muito limpa e as pessoas muito correctas."

Paris, Abril de 1973
"Paris é uma cidade "porreira"!

Casablanca, Julho de 1973
"Está muito calor. Isto é diferente."

"Estocolmo, Fevereiro de 1979
"Hoje andei de Mercedes - só visto!...- a passear em Estocolmo das 10 horas da manhã até quase às 7 da noite."

Macau, Fevereiro de 1979
"Por aqui, tudo amarelo. Hong Kong é fabuloso - para outros, não para mim que sou europeu."

Rio de Janeiro, Maio de 1979
"O Rio continua a ser a cidade mais bonita que vi até hoje."

Rio de Janeiro, Maio de 1979
"Que grande bagunça!... Para turismo é óptimo; para viver, nem pensar ... Tudo muito difícil.(...) Já fui ao teatro ver o Jô Soares e no fim entrei no camarim a cumprimentá-lo."


Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores