sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Palavras cruzadas ( XXI ) - Sermões

No dia que seria o de aniversário de Saramago

in Viagem a Portugal (José Saramago)

"(...) Vinde cá, peixes, vós da margem direita que estais no rio Douro, e vós da margem esquerda que estais no rio Douro, e vós da margem esquerda que estais no rio Duero, vinde cá todos e dizei-me que língua é a que falais quando aí em baixo cruzais as aquáticas alfândegas, e se também lá tendes passaportes e carimbos para entrar e sair. Aqui estou eu, olhando por vós do alto desta barragem, e vós para mim, que viveis nessas confundidas águas, que tão depressa estais duma banda como da outra, em grande irmandade de peixes que uns aos outros só se comem por necessidades de fome e não por enfados de pátria. Dais-me vós, peixes, uma clara lição, oxalá não a vá eu esquecer ao segundo passo desta minha viagem a Portugal, convém saber: que de terra em terra deverei dar atenção ao que for igual e ao que for diferente, embora ressalvando, como humano é, e entre vós igualmente se pratica, as preferências e as simpatias deste viajante, que não está ligado a obrigações de amor universal, nem isso se lhe pediu. De vós, enfim, me despeço, peixes, até um dia, ide à vossa vida enquanto por aí não vêm os pescadores, nadai felizes, e desejai-me boa viagem, adeus, adeus."

in Sermão de Santo António aos peixes  (António Vieira)

"(...) Vindo, pois, irmãos, às vossas virtudes, que são as que só podem dar verdadeiro louvor, a primeira que só me oferece aos olhos é aquela obediência com que, chamados, acudistes todos pela honra do vosso Criador e Senhor, e aquela ordem, quietação e atenção com que ouvistes a palavra de Deus da boca de seu servo António. Oh! grande louvor verdadeiramente para os peixes, e grande afronta e confusão para os homens. Os homens perseguindo António, querendo-o lançar da terra, e ainda do mundo, se pudessem porque lhes repreendia seus vícios, porque lhe não queria falar verdade e condescender com os seus erros, e ao mesmo tempo os peixes em inumerável concurso acudindo à sua voz, atentos e suspensos às suas palavras, escutando com silêncio e com sinais de admiração e assenso (como se não tiveram entendimento) o que não entendiam!"

de uma conversa no Jardim

"(...) estes padres ..."

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores