quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

O reordenamento autárquico e os moradores

O novo ordenamento autárquico coloca um novo/velho problema aos moradores das pequenas localidades: como acautelar, como defender as proximidades?

Exemplifica-se: a limpeza das zonas adjacentes aos camarários caixotes do lixo? As zonas verdes por cuidar? Os sinais de trânsito vandalizados ou inexistentes? E assim por diante.

Em resumo, correndo o risco da politização indevida, no caso, das ideias, pode tornar-se indispensável o (re)aparecimento das chamadas "comissões de moradores" que, em estreita colaboração com as freguesias, "cumpram" a proximidade evidenciada pelos novos ordenamentos. Tornando indispensável a sua presença não remunerada junto do chamado "Poder Local" - institucional.

É um problema sério. Quem viveu os tempos que se seguiram ao 25 de Abril de 1974 sabe o que a proximidade provoca no espírito dos "pequenos ditadores", mas é preciso, à luz do que se prevê, estar atento ao que vai acontecer onde o Poder Instituido tenha tendência para se esbater ... Ele, não estando esbatido, é o que se sabe ... A fotografia que a seguir se publica, por exemplo, é apenas parte de um cartaz, que, se fosse aqui revelado na totalidade, sublinharia o apelo/chamada de atenção de que aqui o faço anteceder.



















Em síntese: o que vai acontecer, que medidas o Zé vai ter que lembrar quando uma ou outra destas bandeiras tiver que, por força da lei, mudar o "design"?

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores