sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Futebol é desporto? *
















Homenagem à criatividade, sim! Mas futebol é desporto? Para bate-papo, dê-se uma olhadela pela página 143 (João Boaventura) da Antologia de Textos Desportivos da Cultura Portuguesa - com o voto de que, Cristiano Ronaldo, como outros, seja excepção ao que de negativo aí se refere ao escrever acerca de futebol.

Com o voto de que a virtude os acompanhe SEMPRE! - acrescenta(m) o(s) da ruadojardim

* "É intolerável a ideia comparativa correntemente divulgada de que os "profissionais do desporto" vivem como os artistas de teatro, de circo, de cinema, ou musicais. Ora estes não fazem competição, não agridem, não são deseducativas as suas funções profissionais. Quando muito, fazem concorrência, espécie de competição, à distância, onde cada um tenta superar os outros e a si mesmo - predomínio estético. No futebol, no pugilismo e em outra modalidades, a beleza estética, a acção educativa, deixa muito a desejar, porque na "concorrência directa" - competição - procura-se aniquilar o adversário, tanto mais desonestamente e deslealmente, sem "fair-play", quanto mais o jogador for profissional.

(...) Lenine, que alinhou no América, Vasco e Palmeiras é hoje um homem reduzido a um farrapo humano: "... o sucesso me embriaga. Eu era o ídolo. O favorito dos sócios. O cartaz das multidões. No vestiário, o técnico me dava tapinha nas costas. O presidente dizia que eu carregava o "time" nas costas. (...) Entretanto, fui passando para a reserva. Apareceram as primeiras cãibras e (...) as primeiras vaias. 

Acabado para o futebol. Desde então fiquei esperando que alguém se machucasse, se constipasse, ou fosse hospitalizado para ter uma vaga ..."

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores