terça-feira, 19 de novembro de 2013

Migrar ou emigrar, eis a questão

Não sei se alguém acredita, mas a ser assim, estamos salvos: Portugal, enquanto mercado de trabalho, é o espaço comunitário que começa à beira Atlântico e vai por aí fora até ao extremo mais longínquo da Europa dirigida a partir de Bruxelas. Esta é (não sei se é...) a versão oficial, de um funcionário de um luso Centro de Emprego, por acaso, localizado em Portugal.

Esgotada, por velha e inadaptada, a palavra emigração só é válida fora do espaço europeu combinado, por ironia, em Lisboa (Tratado de Lisboa?). Portanto, é uma questão de ir ao planisfério e ver onde é que não existe a velha CEE e agregados posteriores para, finalmente, SER EMIGRANTE. 

Posto que, posto que, segundo um porta-voz de um luso Centro de Emprego, por sua vez, porta-voz do Governo de Portugal, por sua vez, porta-voz de Bruxelas, um portuga viver, por exemplo, em Paris ou em Atenas é, na prática, o mesmo que viver em Portugal. 

Donde, quando na televisão, por exemplo, se fala de emigração portuguesa, tem que se estar a falar de saída do espaço físico da CEE. Donde, portuguesas e portugueses, quando tiverem problemas de emprego não emigrem à moda antiga ... saiam dos arredores do Portugal antigo e procurem trabalho, por exemplo, na Grã-Bretanha, ou na Bélgica, ou na Grécia, ou na Irlanda, que é o mesmo que estar em Vila Franca de Xira ou em Arraiolos, por exemplo.

Parece que foi assim decidido aquando do citado Tratado de Lisboa, liderado por ... (não me lembro). O que quer dizer que Portugal, se quiser, pode baixar drasticamente as suas alarmantes, e oficiais, estatísticas ... Com efeito, registe-se: EMIGRANTE É TODO AQUELE QUE, TENDO, POR EXEMPLO, NASCIDO EM FORNOS DE ALGODRES, VIVE E TRABALHA FORA DO ESPAÇO C.E.E..

Donde, em princípio, com o mal assim distribuido pelas aldeias, em Portugal, propriamente dito, estatisticamente, somos um povo com PLENO EMPREGO - ou quase. É só aplicar o Tratado de Lisboa, do tempo do Prof. Sócrates e pode estar tudo resolvido ... Ou quase, que isto para lá de Vilar Formoso, ao que dizem, também não está brilhante... Por isso mesmo, o melhor, o melhor, pensando bem, é dar  uma palavrinha à senhora Merquele, que é, dizem, um pessoa muito dada ...

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores