Sinosky com perdas acumuladas de 147 milhõesby Ponto Final |
O relatório da concessionária atribui prejuízos à falta de revisão de preço do gás natural pelo Governo.
Maria Caetano
A Sinosky, concessionária responsável pela importação de gás natural para Macau, calcula em 147 milhões de patacas os prejuízos acumulados da empresa desde 2006, ano em que foi constituída.
A empresa alega que as perdas estão relacionadas com a falta de revisão dos preços do gás natural, depois de o Gabinete para o Desenvolvimento do Sector Energético (GDSE) ter na passada semana acusado a Sinosky de ter falhado na apresentação de um plano a longo prazo para o fornecimento de gás à região. Uma proposta de contrato apresentada em Abril do ano passado “era pouco razoável”, explicou o GDSE, informando que foi pedida à companhia uma nova proposta para o abastecimento até 2021.
No relatório de demonstração financeira relativo ao ano passado, e hoje publicado, a Sinosky avança as razões para as perdas que obrigaram já os accionistas da companhia a duas injecções de capital adicionais. Segundo a concessionária, “o Governo da RAEM não verificou o preço a cada três anos em conformidade com as disposições do contrato de concessão, nem ajustou atempada o preço do gás natural de acordo com as leis do mercado, não estabeleceu e racionalizou um mecanismo de fixar o preço do gás natural”.
Em causa está, segundo a Sinosky, uma elevada diferença o preço para importação e o preço efectivo de venda estipulado no contrato. A empresa explica que no ano passado o preço de compra de gás canalizado aprovado pelo Governo era de 4,11 patacas, ao passo que o de gás comprimido era de 15,8 patacas, sendo as vendas da Sinosky fixadas, por outro lado, em 2,73 patacas por metro cúbico.
Assim, calcula, por cada metro cúbico de gás canalizado a Sinosky terá perdido 1,37 patacas, e por cada metro cúbico de ar comprimido terá perdido 13,06 patacas.
No ano passado, a empresa terá registado prejuízos de 27,71 milhões de patacas, contribuindo para perdas acumuladas no valor de 147,2 milhões de patacas.
Comment | See all comments |
Sem comentários :
Enviar um comentário