sexta-feira, 8 de maio de 2015
Depoimento acerca do desemprego em idade activa
- Após conclusão da sua formação académica como "Designer" de Interiores e Equipamento Geral (IADE - Design University), em Julho de 1988, há quantos anos exerce a sua profissão?
- Desde essa data até meados de Janeiro de 2015.
- Sempre na mesma área?
- Sempre!
- Como é que conseguiu o primeiro emprego?
- Foi através do "portfólio" apresentado directamente à entidade empregadora (o mais conceituado "atelier"de arquitectura, na época, no Algarve), após contacto pessoal em Fevereiro, a anteceder a conclusão do curso no IADE.
- Durante quanto tempo?
- Apenas um ano, ao fim do qual fui convidada para trabalhar no representante das cozinhas alemãs Bosch, no Algarve, onde estive cerca de três anos, e donde tive que sair como consequência de falta de trabalho na empresa, por força da 1ª Guerra no Golfo Pérsico, que levou à "fuga" de investimentos estrangeiros na região.
- Quando se começou a aperceber da situação, que medidas tomou?...
- Fiz e enviei diversos "curriculum vitae" para a minha terra natal, Lisboa. Lembro-me que pus no correio cartas registadas com aviso de recepção, para sete empresas, das quais quatro foram positivas.
- E?!...
- De malas feitas e casa já alugada na zona da Grande Lisboa, vim, com a família, entretanto constituída, e seleccionei, após entrevistas prévias, uma delas ...
- Quer dizer, começou no Algarve, na área das suas habilitações académicas e profissionais e aí continuou ...
- ... e aí continuei até aos dias d'hoje, sucessivamente convidada ao longo dos anos, sempre com base no meu conhecido trabalho realizado na área.
- ... e ...
- ... e ... e agora estou no desemprego desde meados de Janeiro findo.
- Perspectivas para quem academicamente se habilitou e "vestiu camisolas", não é velha para a função e é experiente no que fez (dominando a língua inglesa, normal e técnica)?...
- NÃO SEI!...
Subscrever:
Enviar feedback
(
Atom
)
Sem comentários :
Enviar um comentário