sexta-feira, 15 de maio de 2015

Macau: Lisboa reconhece mérito de cinco residentes em Macau




 

 by Ponto Final
O Governo de Lisboa condecora com a Medalha de Mérito das Comunidades cinco portugueses que fizeram de Macau a sua casa e se notabilizaram no desempenho das respectivas profissões.
Isadora Ataíde
"Uma médica, uma académica, um chefe de cozinha, um empresário da restauração e um líder associativo com provas dadas no campo da intervenção social. O Governo de Lisboa vai a atribuir, no próximo dia 20, a Medalha de Mérito das Comunidades a cinco portugueses radicados em Macau.
Augusto Nogueira é um dos homenageados. O presidente da Associação de Reabilitação de Toxicodependência de Macau (ARTM), diz-se honrado com a distinção:“É uma grande honra ver o nosso trabalho reconhecido, é com muito prazer que irei receber a comenda. A medalha dá um alento, é como um sinal de que estamos no caminho certo”, disse ao PONTO FINAL.
Há 21 anos a viver em Macau, sempre ligado à reabilitação de toxicodependentes, Augusto Nogueira faz questão de sublinhar que a distinção é fruto do trabalho colectivo desenvolvido pela ARTM: “O mérito é de todas as pessoas que têm trabalhado connosco ao longo dos anos. As pessoas são o nosso maior estímulo para dar seguimento ao nosso trabalho. O que nos dá mais satisfação é vê-las recuperadas. Mas a medalha deixa-me orgulhoso”, confessa.
O chef António Neves Coelho diz que com a distinção chega também uma maior dose de responsabilidade. A Medalha de Mérito das Comunidades, assegura, é um estímulo para trabalhar mais e melhor: “Sinto-me honrado com a condecoração, por se terem lembrado de mim. A medalha obriga-me a trabalhar ainda mais. Também confesso que estou vaidoso”.
António Neves Coelho cumpriu o serviço militar em Macau na década de 70 e regressou ao território em 1997 para ficar. Depois de ter sido responsável pela cozinha de vários restaurantes, investiu no seu próprio negócio em 2007. As competências como cozinheiro e bom anfitrião renderam-lhe, de resto, o reconhecimento do Governo de Macau em 2013: “Há dois anos fui condecorado pelo Governo de Macau, agora serei pelo Governo português. Sinto que estou no caminho certo. A minha comida é tradicional portuguesa, não há aqui comida de fusão”, sublinha.
A médica Paula Pimenta, a académica Cândida Pires e o empresário Jorge Mota, proprietário dos restaurantes Galo e Don Galo, também serão condecorados. A proposta de homenagem partiu do cônsul-geral de Portugal na RAEM, Vítor Sereno. A cerimónia de imposição das medalhas está agendada para a próxima quarta-feira, 20 de Maio, e ocorre ao abrigo da visita de José Cesário, secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, a Macau."

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores