domingo, 31 de maio de 2015

Retratos a sépia (1980) * - 1 - Princípios doutrinários

* in À Sombra da Minha Latada, de M.A.

"Não creio num sistema todo-poderoso, criador de céus e de terras, nem num único senhor concebido pelo Espírito Santo, ou por qualquer outro que se diga nascido virgem de intenções latifundiárias ou partidárias, mesmo que se afirme ter padecido anos de prisão e queira fazer-se passar por vítima de torturas e sevícias no inferno de um calabouço. Ainda que ao terceiro ou quarto dia tenha tentado a fuga, subido o muro para se evadir e aparecer depois votando à esquerda para julgar vivos e, se possível, mortos em nome de um ideal sempre apregoadamente santo e ingénuo.

Gostava de poder crer na comunicação irmã entre todos os homens sem omissão de raças, sem retaliações na carne, na vida fraterna. Gostava que assim fosse.

Mas não é.

Por outro lado, o que todos os dias pretendem que faça é:

1º - Que oiça um único senhor e que o respeite acima de tudo e de todos.

2º - Que não invoque outros partidos estrangeiros com experiências políticas semelhantes - e humilhantes.

3º - Que trabalhe nos domingos e dias feriados que forem considerados como fazendo parte de qualquer "batalha da produção".

4º - Que me esqueça da família se o partido fizer um comício.

5º - Que mate se necessário para salvar a honra da causa.

6ª - Que não tenha castidade nas palavras nem nas obras, desde que me digam que certos interesses partidários estão jogo.

7ª - Que furte desde que o dinheiro acumulado pelos outros seja mais do que aquele que eu ganho.

8ª - Que, se necessário, procure falsos testemunhos para bem da causa.

9ª - Que tenha limites nos meus pensamentos e desejo de bem-estar.

10ª - Que me aposse das coisas alheias sempre que os meus dirigentes me digam que é no interesse comum.

Não cumpro.

Todavia, insistem para que eu:

1ª - Oiça todos os discursos do chefe do partido.

2ª - Não me confesse a não ser ao partido.

3ª - Comungue unicamente dos seus infalíveis ideais.

4ª - Procure abster-me se não puder votar contra os outros e faça o possível por dar a impressão de jejuar sempre que fale de apetites que possam parecer burgueses.

5ª - Contribuir, directa ou indirectamente, para as despesas do culto da personalidade e para a sustentação do partido, segundo as deliberações tomadas pelos órgãos centrais e as determinações oriundas dos seus maiores.

Ignoro.

Não obstante, acham que devo:

1º - Dar de comer a quem tem fome - sobretudo se for do partido.

2º - Dar de beber a quem tem sede - sobretudo se acabar de falar às massas.

3ª - Vestir os nus - se não houver suspeita de terem pertencido às classes ditas mais favorecidas.

4ª - Dar pousada aos peregrinos - sobretudo aos que trazem consigo ideias dos povos irmãos na crença partidária.

5ª - Assistir aos enfermos - desde que não estejam em recuperação psicológica por oposição ao partido.

6ª - Visitar os presos - desde que tenham defendido a causa.

7ª - Enterrar os mortos e, se necessário, os vivos que não se enquadrem nas directrizes partidárias."


Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores