segunda-feira, 11 de maio de 2015

MACAU: Cooperação regional




  

 by Ponto Final
Depois de acertarem agulhas no fomento às indústrias culturais, as autoridades do território e da mais vibrante das metrópoles do sul da China querem reforçar a cooperação em áreas como a cultura e a ciência e tecnologia.

"O reforço da cooperação entre Macau, Hong Kong e Shenzhen é uma prioridade para as autoridades da mais vibrante metrópole do sul da República Popular da China. A garantia foi dada na última sexta-feira por Ma Xingrui, secretário do Comité Municipal do Partido Comunista Chinês de Shenzhen durante um encontro com o Chefe do Executivo no palácio de Santa Sancha.


Numa reunião destinada a debater o reforço da cooperação entre ambas as regiões, Ma mostrou-se convicto “que sob a estratégia ‘Uma Faixa, Uma Rota’, Shenzhen beneficiará de mais oportunidades em direcção a um novo desenvolvimento”. Fernando Chui Sai On alinha pelo mesmo diapasão. O Chefe do Executivo sublinhou que Shenzhen sempre deu apoio e atenção a Macau e acredita que a tendência se manterá no futuro, através do “aprofundamento da cooperação bilateral nas novas áreas estratégicas do país”.
Macau e Shenzhen assinaram no passado protocolos de cooperação tendo em vista o fomento das indústrias criativas em ambas as regiões. Na sexta-feira, o líder do Partido Comunista Chinês em Shenzhen deixou claro que o município “tenciona alargar a cooperação para outras áreas, tais como a ciência e a tecnologia e a cultura”.
Para além de servir para planear o futuro, a reunião teve também o propósito de tomar o pulso à parceria que os Governos de ambas as regiões já mantêm. Ma Xingrui e Chui Sai On não se coíbem de considerar “eficazes” os mecanismos de cooperação já instituídos entre Macau e Shenzhen. O Chefe do Executivo lembrou que Lionel Leong, secretário para a Economia e Finanças “é responsável pelos assuntos da cooperação regional” e reiterou que o Executivo que lidera considera muito importante a ligação com Shenzhen. Dado o desenvolvimento da metrópole continental, o Chefe do Executivo mostrou-se convicto de que Macau “poderá contribuir para o progresso local ao aprender com a experiência adquirida através da cooperação conjunta”.
Presente no encontro, Lionel Leong Vai Tac defendeu que a RAEM pode servir como “ponte para atrair os investimentos dos chineses ultramarinos, por isso, os dois territórios podem exponenciar interesses similares para um desenvolvimento comum”.
“SERENO E TRANQUILO”
“Palavras do Chefe do Executivo” é a nova rubrica da página oficial do gabinete de Fernando Chui Sai On na Internet. Ontem foi publicado o primeiro texto, intitulado “Sereno e Tranquilo, Ele Observa o Andar das Coisas com Sabedoria”.
As convicções filosóficas do Chefe do Executivo sobre a existência humana é o conteúdo do artigo, disponibilizado também num registo áudio. Fernando Chui Sai On pronuncia-se ainda sobre a economia do território, dirigindo “palavras de encorajamento a todos, para seguirem juntos em direcção a um objectivo comum”. O Chefe do Executivo diz que, só unida, a população do território consegue superar as dificuldades e os desafios que poderão advir da queda das receitas do erário público."

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores