quarta-feira, 27 de maio de 2015

Lavoisier e, com a devida vénia, EU, o da "rua" ...

Lavoisier

Na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma


Eu, o da "rua"

com a devida vénia e a maior simplicidade, uma "cena" inesquecível:

Um dos superiores com que trabalhei directamente, um dia despediu-se e foi ocupar um alto cargo burocrático numa das faculdades que Lisboa tem, que, como era (é) natural, mantinha actividade cultural aberta ao exterior.

E, num dos dias em que isso aconteceu, eu apareci e a primeira coisa que fiz, com naturalidade, ainda nos corredores de acesso ao respectivo auditório (em escada), foi cumprimentar o "senhor director" com quem trabalhara anos a fio, que, com um sorriso amarelo, logo me deu a entender que o que se iria ali passar não era, como se costuma dizer, "para os meus dentes ..."

Encaixei, "não percebi", e, pouco depois,
o "senhor director" foi, ostensivamente, com lugares vagos por todo o lado, sentar-se no lugar, quiçá, mais importante de todo o amplo, e quase vazio, espaço do auditório em causa.

E, então, pensei:

Recebeste-me com soberba, mas vais querer que te veja aí sentado ...Mas eu vou sentar-me na última fila, onde, se quiseres ver se estou a observar-te  na "cagança" da tua nova função, tens que adivinhar e ... e torcer o pescoço ...

E assim foi: pouco depois, estava prestes a começar o que ali me levara e logo se começou a observar, à distância, a cabeça giratória, e sem parança, do senhor que queria ser visto na sua nova função - onde não era suposto estar um curioso, o mero curioso cultural que, durante anos ... lhe "aconselhara" milhentas coisas ...

Em síntese, com a devida vénia a Lavoisier, ali, naquela tarde e naquela "ilustre sala", onde era "escandaloso" estar quem tanto "aconselhara" em realidade diferente embora, na verdade, nada se criou, quase tudo se perdeu, porque se transformou...

Ganda gozo, meus Amigos! Nunca mais lhe pus a vista em cima. É assim.




Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores