by PONTO FINAL
Nos primeiros quatro meses do ano, o Governo arrecadou receitas na ordem dos 37.983 milhões de patacas. O recuo – de 33,6 por cento – é muito próximo do decréscimo registado nas receitas do sector do jogo.
"As receitas da administração pública caíram nos primeiros quatro meses do ano 33,6 por cento, fixando-se em 37.983 milhões de patacas. O decréscimo deve-se à queda registada nas receitas do jogo. O recuo nos proveitos dos casinos obrigou o Executivo a rever o orçamento para 2015 e a reduzir o saldo das contas públicas.
No passado mês de Novembro, o Governo estimava que este ano terminasse com um saldo positivo de 51.800 milhões de patacas, mas o abrandamento da economia do território já obrigou o Executivo a fazer cair as expectativas para os 18.800 milhões de patacas.
No que toca às receitas, o Governo arrecadou entre Janeiro e Abril 37.938 milhões de patacas, na sua maioria provenientes do sector do jogo. Os impostos directos aplicados à indústria dos jogos de fortuna e azar renderam ao Executivo 31.605 milhões de patacas, montante que esconde um decréscimo de 34,7 por cento face ao período homólogo do ano passado e traduzem uma execução de 26.8 por cento do previsto.
Os impostos sobre o jogo têm um grande impacto nas finanças públicas de Macau uma vez que reflectem 83,3 por cento das receitas totais, 84,26 por cento das receitas correntes e 95,55 por cento dos impostos directos.
Relativamente às despesas, de acordo com os dados divulgados ontem pela Direcção dos Serviços de Finanças, nos primeiros quatros meses do ano, o Governo já gastou 17.48 milhões de patacas, mais 56,3 por cento do que no ano passado.
Com o Plano de Investimento e Despesas de Desenvolvimento da Administração (PIDDA) já foram gastos 439 milhões de patacas, mais 126 por cento que nos primeiros quatro meses de 2014, mas apenas 3 por cento do montante investido foi executado
Entre receitas e despesas, as finanças públicas registam ainda um saldo positivo de 20.890 milhões de patacas. O valor do saldo é superior em dois mil milhões de patacas ao valor previsto para o corrente ano, depois de apresentado o orçamento rectificativo."
Sem comentários :
Enviar um comentário