segunda-feira, 13 de julho de 2015

Grécia, que Acordo? Estavam todos acordados?...









Grécia ao minuto - Bancos helénicos não receberão hoje reforço de capital, apesar de já haver acordo
Grécia ao minuto -  Bancos helénicos não receberão hoje reforço de capital, apesar de já haver acordo
10h40 - O ministro dos Negócios Estrangeiros alemão afirmou que o acordo para um terceiro resgate à Grécia ainda não pode ser dado como certo. "Antes de haver um novo pacote de ajuda, ainda há passos difíceis a dar, acima de tudo em Atenas, onde a confiança tem de ser urgentemente reconstruída", explicou Frank-Walter Steinmeier, citado pela Reuters.
10h23 - O ministro do Trabalho grego defendeu a realização de eleições antecipadas este ano, dizendo que "o acordo não nos representa". "Neste momento há um problema com a maioria governamental", afirmou Panos Skurletis ao canal de televisão pública (citado pela agência Efe).
10h21 - A bolsa de Lisboa dispara quase 3%, a subida mais expressiva entre as praças europeias. No mercado secundário, as yields das obrigações portuguesas a 10 anos estavam nos 2,88%.
10h09 - O BCE não vai aprovar hoje o aumento da linha de liquidez de emergência dos bancos gregos, noticia a Reuters, citando duas pessoas próximas do processo. "Estou certo de que Yannis Stournaras [governador do Banco central da Grécia] vai pedir. Mas também estou certo de que os governadores não vão aumentar o ELA", afirmou uma das fontes. Deste modo, a linha do BCE mantém-se, mas sem reforço.

09h56 - Os ministros das Finanças da zona euro voltam hoje a reunir-se, em Bruxelas, às 16:00 (15:00 de Lisboa) para debater o financiamento-ponte à Grécia e a eleição do novo presidente para o Eurogrupo.
09h47 - Hollande elogia "escolha corajosa" de Tsipras e "histórica decisão" da Europa. O Presidente francês afirmou hoje que com o acordo, alcançado em Bruxelas por unanimidade, "se preservou a soberania grega" e elogiou a "corajosa escolha" do primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, de aceitar um entendimento com os seus credores.
09h08 -Tsipras afirma que conseguiu reestruturação da dívida e manter a Grécia no euro. Veja aqui as primeira declarações do primeiro-ministro grego. 

08h51 - Bolsas festejam acordo para resgate à Grécia. Os mercados europeus impulsionaram os ganhos. Lisboa já dispara 1,86%. BCP avança mais de 4%. 
08h46 - "A Europa escolheu um roteiro. Contudo, tudo depende agora da sua aplicação", comentou o primeiro-ministro da Estónia, Taavi Roivas, na sua conta na rede social Twitter.
08h43 - Merkel diz que não há necessidade de um plano B. A chanceler alemã teve um dos discursos mais optimistas da manhã. 
08h42 - O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, afirmou hoje que "se um acordo não fosse alcançado era evidente que não havia condições para manter a Grécia na zona euro" e acrescentou que o mesmo "não pode ser considerado uma humilhação à Grécia". O líder do Governo comentava assim o acordo conseguido esta manhã entre a Grécia e os chefes de Estado e de Governo da zona euro, depois de uma reunião de mais de 17 horas.
08h22 -  O Presidente do Eurogrupo Jeroen Dijsselbloem disse que o parlamento grego deve começar imediatamente os trabalhos para a aprovação da legislação para implementar as medidas acordadas esta manhã em Bruxelas. Só depois deste passo decisivo começam as "as firmes negociações para um terceiro resgate".
08h15 - "Vários parlamentos nacionais ainda tem que aprovar este acordo, incluindo o parlamento grego", avisou este manhã o presidente do Conselho Europeu, Tusk.
08h08 - Os mercados europeus abriram em alta, as principais praças disparam mais de 1%. Lisboa avança 0,18%. 
08h05 - O euro reagiu ao anúncio elevando-se a 1,1194 dólares um pouco antes das 08:00 (hora em Lisboa).
08h09 -  Os chefes de Estado e de Governo da zona euro, reunidos em Bruxelas desde domingo à tarde, chegaram hoje de manhã a um acordo sobre a Grécia, ao cabo de 17 horas de negociações, anunciou o primeiro-ministro belga.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores