domingo, 12 de julho de 2015

MACAU - 9º ano da Escola Portuguesa com resultados "francamente positivos"



by Ponto Final
"Os alunos do 9.ano da Escola Portuguesa de Macau submetidos a exame nas disciplinas de Português e Matemática, nos passados dias 15 e 19 de Junho respectivamente, apresentaram “resultados francamente positivos”, de acordo com Pedro Pisco, docente da instituição.
A média obtida nos exames de Português do ano lectivo 2014/2015 foi de 69 por cento, uma subida de 5 casas percentuais em comparação com o ano passado.
Já em Matemática, a média dos 45 alunos submetidos a exame foi de 70 por cento, mais 1,5 por cento que no ano lectivo anterior.
“Em Portugal, a taxa de positivas a Português foi de 70 por cento enquanto na EPM foi de 91 por cento. Já a Matemática, a taxa em Macau foi de 83,3 por cento, um resultado maior que os 66,6 por cento obtidos no território português”, explicou Pedro Pisco ao PONTO FINAL.
Ao avaliar os resultados das duas regiões, o docente considera que é fácil cair na imparcialidade, mas defende, ainda assim, que o “franco sucesso” dos alunos da EPM se deve “a uma grande preparação da Escola Portuguesa que dá aulas de apoio aos alunos e de preparação para os exames”.
O docente acredita, no entanto, que a conjuntura portuguesa possa ter alguma influência nos resultados.
A associação de professores de Português, em Portugal, considerou – aquando da realização do exame de Português, no passado dia 15 de Junho – que o exame da disciplina este ano era mais fácil e que isso poderia vir a contribuir para uma subida da média dos resultados.
Para Pedro Pisco esta “avaliação é subjectiva” não podendo ser feita uma comparação “entre apenas dois anos”. O docente sugere, por isso, que o mais lógico seria fazer um estudo aprofundado aos cinco anos lectivos anteriores.
A taxa de aprovação dos alunos da Escola Portuguesa de Macau do 4.º e 6.º ano foi de 100 por cento. Esta segunda-feira os alunos do 11.º e 12.º ano do ensino secundário ficarão a saber os resultados dos exames finais, que contribuem para a média de acesso ao ensino superior."

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