domingo, 4 de outubro de 2015

MACAU - Eleições Legislativas: Pereira Coutinho esmorece



by Ponto Final
1.Pereira Coutinho


"José Maria Pereira Coutinho está pouco convicto de que poderá conquistar um lugar na Assembleia da República. Culpa, diz, de “complicações” sentidas no processo eleitoral para o círculo “Fora da Europa”. O candidato do “Nós, Cidadãos!” exemplifica com o “desaparecimento de mais de 7 mil boletins de voto”.
José Pereira Coutinho era, ontem, a voz do desânimo em matéria de expectativas relativamente às Eleições Legislativas do próximo domingo. “Temos tido uma série de complicações. Até hoje, mais de uma centena de pessoas não receberam o boletim de voto. E esses foram os que nos apresentaram queixa. Não se percebe como é que Portugal envia o boletim aos pingos, não é uma remessa integral. Há moradas que vêm completamente erradas, em que o nome da pessoa está incluído na própria morada”.
O deputado à Assembleia Legislativa – que encabeça a lista do partido “Nós, Cidadãos!” pelo círculo eleitoral “Fora da Europa” – vai mais longe e alega ter dados que apontam para a perda de mais de 7 mil boletins de voto: “A directora dos correios de Macau [Derby Lau Wai Meng] assegurou-me que já recebeu todos os boletins de voto vindos de Portugal. Disse-me que chegaram oito mil quinhentos e tal boletins e que desapareceram mais de sete mil”. Pereira Coutinho adianta ainda que a responsável pelos Serviços de Correios lhe confirmou que “tem que enviar os boletins para Portugal até amanhã [hoje], para chegarem até 14 de Outubro ao destino, a data máxima permitida”.
Quando questionado se mantém a esperança de ser eleito no sufrágio para o Parlamento português, o deputado esmorece, guarda um breve silêncio, e atira: “Não sei responder à sua pergunta. Há centenas de pessoas que não puderam votar. Nós não sabemos qual vai ser o resultado de tudo isto. Demos o nosso melhor, mas está fora do nosso alcance”. Sobra-lhe, ainda assim, a convicção do que diz ter sido uma campanha bem sucedida. “Estamos contentes porque conseguimos colocar Macau no mapa, todos falam de Macau. Até candidatos que nunca cá tinham vindo, vieram cá”.
Mendo Castro Henriques, líder do movimento partidário “Nós, Cidadãos!”, admitiu na passada semana impugnar os resultados da votação pelo círculo “Fora da Europa”, caso venha a confirmar-se o que chamou de “irregularidades”, que terão impedido o acesso ao voto a muitos portugueses radicados fora do continente europeu.
Pereira Coutinho confirma ao PONTO FINAL que o movimento “mantém a intenção de impugnar o acto eleitoral”, e acrescenta: “Vamos até às últimas consequências, mas isso está a ser coordenado pelo partido, em Portugal”. Uma impugnação que, a acontecer, será sempre após o acto eleitoral do próximo domingo, adianta o deputado.S.G.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores